Marcadores de Tubulação – Adeque-se a NR-26.

Marcadores de Tubulação – Adeque-se a NR-26.

NR26O empenho no trabalho de identificação e sinalização é um dos itens mais importantes no que diz respeito à segurança. A correta identificação de locais e itens, bem como de normas, advertências e conteúdo em geral é capaz de prevenir a ocorrência de muitos acidentes. E alguns dos principais itens a serem corretamente identificados são as tubulações especialmente em locais que utilizam produtos tóxicos, químicos, corrosivos, gases e similares em espaço fechado.

Para que servem os marcadores de tubulação?

Marcadores de tubulações servem principalmente para identificar o fluido presente no local, garantindo a segurança no correto desenvolvimento de atividades e arredores, evitando possibilidade de choques e explosões decorrentes de trabalho realizado de forma inapropriada e até irresponsável.

Normas e principais características dos marcadores de tubulação:

NR26_2Esse tipo de sinalização é regulada pela NR 26 (Sinalização de Segurança), assim como Norma da ABNT – NBR 7195/95 (condições para efetuar o emprego de cores para fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos) e também pela NBR 14725 (Parte 3 – Rotulagem Preventiva).

Basicamente os marcadores têm como principais características o uso de uma cor – determinada pela norma de acordo com o elemento contido no local – e setas que indicam a direção de fluidez do conteúdo.

As cores podem indicar a existência de produtos químicos não gasosos; gases não liquefeitos; ar comprimido; vapor; vácuo; eletroduto; gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade; materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto; inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, água (exceto a destinada a combater incêndios; água e outras substâncias destinadas a combater incêndio).

Já a Rotulagem Preventiva prevê o uso da identificação e composição do produto químico; pictorama de perigo; palavra de advertência; frase de perigo; frases de precaução; informações suplementares. As combinações de texto e cor de fundo dos marcadores são regidos pela ABNT sendo elas: NBR 7485, NBR 13193, NBR 6493 e NBR 7679.

Cuidados adicionais com marcadores de tubulação

Os marcadores também devem estar bem localizados e posicionados de maneira visível para evitar leitura precária ou incorreta. A recomendação é que as identificações estejam presentes próximos às válvulas e flanges, mudanças de direção, ambos os lados de penetração à parede e solo, e a cada 7,6 m a 15,24 m em linha reta.

E para que o esforço da campanha de sinalização tenha eficácia, os funcionários que trabalham no setor e desenvolvem atividades próximas às tubulações devem ter pleno conhecimento do significado das cores e dos símbolos. Isso deve ser feito por meio de treinamento e frequentes ações de conscientização.

Pesquise entre as soluções oferecidas para encontrar qual é a opção que se adeque as suas necessidades. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.