Checklist | Parada de Fábrica

Checklist | Parada de Fábrica

Aproveite este momento para checar toda a sinalização da planta.

As plantas industriais adotam periodicamente uma parada programada nas atividades produtivas, conhecida como Parada de Fábrica, a fim de restaurar e melhorar as condições dos equipamentos e instalações.

A gestão dessa data é bastante complexa e deve envolver vários setores da companhia. Mas como saber se a sua está na preparada para esse processo?

Antes de enumerarmos os pontos mais importantes para garantir uma Parada de Fábrica eficiente, vamos conhecer os tipos.

Parada Programada Geral: é previamente planejada e realizada periodicamente com a paralisação total da produção. Nela, todos os equipamentos e espaços da empresa devem ser liberados para realização da manutenção e projetos de melhorias nas instalações. 

Parada Programada Parcial: também é previamente planejada, mas realizada com paralisação parcial para manutenção de uma máquina ou adequação específica.

Confira a baixo o checklist de todas as etapas para se preparar e realizar uma Parada de Fábrica com eficiência.

Planejamento

Essa etapa abrange não só um estudo para escolha da data, como também das etapas e processos que devem ser feitos antes e durante a parada. O planejamento deve considerar dados e informações operacionais de todos os setores da empresa, os custos e a logística que envolve a operação. 

✔ Cronograma

Qual o melhor momento para parar as operações? Esta pergunta deve ser respondida com apoio dos times de planejamento e produção. Cabe realizar um estudo e identificar qual época do ano é ideal para realizar a parada sem grande impacto na produção.

O cronograma permite identificar épocas com menor demanda, sazonalidade do produto, ou abastecimento de um mercado.  A partir daí, pode-se definir uma data fixa e regular para as paradas, bem como, um calendário anual com cada etapa a ser cumprida.

✔ Manutenção

É momento de entrada das equipes de manutenção. Nesta etapa, muitas vezes, será necessário a contratação de um empresa especializada para efetuar a manutenção e garantir que a máquina opere com eficiência e não apresente problemas durante a produção.

Segurança

Um dos itens mais importantes de uma Parada de Fábrica são os itens de segurança.

Não só porque são indispensáveis durante esse período de manutenção nos equipamentos da fábrica, mas como também, pois é momento de verificar se os processos e itens de segurança estão presentes nas rotinas dos funcionários.

Cabe também avaliar quais sistemas de segurança estão presentes e quais precisam ser adquiridos para garantir a segurança de todos na planta.


Sinalização

Aproveite este momento para checar toda a sinalização da fábrica. As rotas de fuga estão indicadas por placas e sinalização de solo? Painéis e componentes elétricos possuem advertências? Fios e cabos estão identificados?

Existem áreas em que o uso de um determinado EPI é obrigatório? Sinalize. As máquinas e equipamentos possuem procedimentos de bloqueio aplicados em cada equipamento?

É a hora de passar por cada espaço da fábrica, verificando todos os itens de sinalização necessários para manter os funcionários protegidos e a empresa em conformidade com as normas de SST.

E então, tudo certo para sua parada de fábrica? Conte-nos abaixo.

Uma resposta em “Checklist | Parada de Fábrica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.