Cones e acessórios para sinalização adequada em obras

Posted on by

aman-industria-de-publicidade-sinalizacao-para-obras-e-estaleiros-equipamentos-e-acessorios-774307-FGRA sinalização de obras de trabalho é obrigatória para o desenvolvimento saudável de projetos, que envolvam instalações elétricas, trânsito e a construção civil.

A medida faz parte das diretrizes sobre saúde do trabalho que inclui os EPC, ou Equipamentos de Proteção Coletiva, como indispensáveis para preservação da integridade física de trabalhadores e terceiros.

Esses equipamentos abrangem todo dispositivo necessário para evitar acidentes e reduzir danos à vida como fitas para isolamento de ambientes, placas e outros.

Os cones de sinalização estão entre as normas do EPC e são fundamentais para trabalhos em vias púbicas e que envolvam civis e trabalhadores especializados, são usados para auxiliar na orientação de veículos e para sinalizar a existência de obras nas ruas e rodovias.

Agora, vale lembrar que os Equipamentos de Proteção Coletiva devem ser aliados aos Equipamentos de Proteção Individual para a eficácia das normas, que regularizam e buscam aumentar a segurança do trabalhador brasileiro.

A NR6 prevê o uso continuo e ininterrupto dos EPI e EPC para os trabalhadores expostos a riscos, entre os acessórios mais utilizados para sinalização que acompanham os cones estão as placas de trânsitos para alertas sobre obras e possibilidade de existência de perigo, indicadores de buracos e imperfeições nas vias, placas sinalizadoras de desvios, faixas de isolamento de ambientes e etc.

São diversos os equipamentos de segurança coletiva que protegem os trabalhadores, colaboradores e terceiros de acidentes e esses equipamentos variam de acordo com a necessidade de cada ambiente de trabalho.

Nos canteiros de obras, por exemplo, o espaço é geralmente complexo e inclui a passagem de pessoas, armazenamento de materiais e ferramentas espalhadas por todos os lugares, sendo de extrema importância o uso de cones para alertar sobre irregularidades no solo e outras formas de sinalização, como avisos em placas com informações e orientações essenciais para manter a segurança do trabalhador em primeiro lugar.

O mesmo acontece com as companhias de reparo de rodovias, para zelar pela integridade física e bem estar dos trabalhadores, o uso de cones aliados a redes de proteção, faixas de isolamento e outros acessórios de sinalização garantem um ambiente seguro e melhor desempenho dos trabalhos.

Empresas e trabalhadores devem respeitar as normas de segurança do trabalho, e o não cumprimento acarreta em multas e até ter o embargo de obras que não estiverem de acordo com as novas diretrizes para a proteção de ambientes e pessoas. No caso dos funcionários que não sigam à risca os treinamentos, obrigatoriamente oferecidos pelas empresas, há também risco de punição sob justa causa.

Se você busca tornar sua empresa referencial no mercado, você deve ficar sempre atento as questões de segurança para oferecer os melhores serviços e produtos sem danos a funcionários ou terceiros.

A SETON oferece várias soluções em Cones em seu catálogo de produtos. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *