Fitas antiderrapantes são importantes aliadas na segurança

Fitas antiderrapantes são importantes aliadas na segurança

fita_antiderrapante_blogEscorregões, tropeções e quedas são a causa mais frequente de acidentes, da indústria ao escritório. Oitenta por centro dos funcionários que tropeçam e caem em escadas terão lesões em longo prazo, como danos cerebrais e paralisia. As quedas fatais devido a escorregões e tropeços matam mais de 700 funcionários anualmente. Porém, medidas simples podem ser tomadas para reduzir o risco. Sempre que possível, o objetivo consiste em eliminar os riscos na origem. Quando isso não é possível, há itens que auxiliam na segurança.

Bem-estar e proteção devem ser prioridades em empresas e estabelecimentos onde haja circulação de pessoas. Preservar a condição física das pessoas é dever de todos. Por isso, o respeito às normas de segurança são tão importantes. Mas não se assuste. Cuidar da segurança não é algo caro ou difícil. Há empresas especializadas e opções de baixo custo que colaboram com a segurança.

Um item de fácil uso e aplicação e que colabora muito com a segurança é a utilização de fita antiderrapante. Essas fitas são ideais para aplicação em pisos escorregadios ou com inclinação acentuada. Também é bastante utilizada em escadas para evitar deslizes. O produto pode ser utilizado em residências, escolas e indústrias. O uso de fitas antiderrapantes em escadas e rampas é regulamentado pela Norma ABNT NBR 9077.

As fitas antiderrapantes podem ser encontradas em diferentes versões, variando tamanho e formato. Há fitas antiderrapantes refletivas, fotoluminescentes, coloridas, zebradas, transparentes, emborrachadas, à prova d’água. Também há opções com refletivo, capaz de emitir luz ao longo de horas em ambientes escuros. Estas, além da segurança no caminhar, podem servir de guia em caso de queda de energia ou problemas elétricos.

Em geral, tem formato de lixa, com fácil aplicação e alta resistência, podendo ser utilizada em ambientes internos e externos. Na hora da compra, é importante ficar atento ao uso e fluxo de pessoas. Há desde modelos para áreas internas com pouco fluxo até para alto tráfego em ambiente externo.

O investimento em fitas antiderrapantes pode reduzir consideravelmente os custos de afastamentos, indenizações, tratamentos gerados por acidentes. Nas residências, esse tipo de material pode ser utilizado para proteção de crianças e idosos. A fita antiderrapante pode ser encontrada em diversas cores, adaptando-se ao estilo de cada casa e às cores do piso.

Além dos equipamentos e itens exigidos por lei, é importante criar uma cultura de segurança nas pessoas que trabalham e frequentam a empresa. Isso pode ser feito através da inserção das normas e exigência de segurança no dia-a-dia da empresa. Mais do que uma obrigação, o cuidado com a segurança deve representar o cuidado com sua vida e com a vida dos outros. Reforçar a cultura da segurança é preservar vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.