NR10 – Prevenção de Acidentes na Indústria

Posted on by

NR10_ANão é difícil vermos notícias que falam sobre acidentes de trabalho envolvendo atividades em instalações elétricas, esses serviços são considerados de alto risco, pois qualquer acidente relacionado à execução dessa tarefa pode ser fatal.

Para minimizar o risco associado a esse tipo de intervenção existem normas a serem seguidas e uma delas é a NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – que em sua segunda revisão, publicada em 2004, estabeleceu requisitos e condições mínimas de trabalho abordando desde medidas de controle, individual e coletiva, habilitação e treinamento de profissionais até as ações de emergência.

Tal Norma é aplicável “às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades”, sendo assim, até aqueles serviços elétricos costumeiramente realizados dentro da indústria devem aplicar e obedecer as diretrizes da referida Norma.

Nesse post vamos destacar a importância de dois itens:

– HABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

Nesse ponto vale ressaltar que não é qualquer pessoa que pode acessar e trabalhar em instalações elétricas, somente funcionários autorizados possuem essa permissão e para isso eles devem passar por treinamento específico e obrigatório, com grade curricular estabelecida pela norma, bem como passar pelos exames compatíveis com a atividade desenvolvida. Mais informações podem ser verificadas no item 10.8 da Norma.

– SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

No item 10.10 identificamos, dentre outros, a obrigatoriedade do bloqueio, travamento e sinalização de dispositivos e sistemas, também conhecido através do termo lockout e tagout.

NR10_BA sinalização e o bloqueio são mecanismos de aplicação fundamental a fim de se evitar acidentes de trabalho e permite a segurança de todos os funcionários, direta ou indiretamente envolvidos. Existem diferentes tipos bloqueios elétricos para disjuntores e fontes de energia evitando assim o acionamento indevido de fontes de eletricidade.

De qualquer forma, ainda mais importante do que a aplicação de toda a legislação aplicável e os mecanismos de segurança, é que todos tenham consciência de que o comportamento seguro faz toda a diferença. Isso só depende de cada um de nós.

A SETON oferece várias soluções para adequação as Normas de Segurança. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *