NR12 – Proteção de Máquinas e Equipamentos: A necessidade de adequação

Posted on by

As revisões realizadas desde 2010 na Norma Regulamentadora NR12 tornaram a mesma mais robusta e efetiva em sua aplicação.

A norma, que visa regulamentar aspectos técnicos quanto à segurança na operação de máquinas e equipamentos industriais, gera grande impacto na elaboração de novos projetos como também em máquinas que já estão em operação e precisam ser adequadas.

Dentre os diversos princípios trabalhados na norma um que se destaca é o de falha segura. Tal princípio prevê que, mesmo em uma situação de falha no sistema, o mesmo entre em “estado seguro”, não apresentando nenhum risco para o usuário. Procedimentos e instruções de trabalho são de extrema importância, no entanto, não podem ser as únicas medidas de proteção, ou seja, o conceito de “falha segura” é fundamental para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Ainda dentro dos aspectos gerais a norma destaca que as medidas de proteção seguem uma ordem de prioridade, descrita no item 12.4, sendo:

– 1º medidas de proteção coletiva: proteções, travas, bloqueios, etc.
– 2º medidas administrativas ou de organização do trabalho: procedimentos, instruções de trabalho, 5S, Seis Sigma, etc.
– 3º medidas de proteção individual: máscaras respiratórias, protetores, luvas, etc.

E, por fim, vale destacar que o arranjo físico e instalações também devem ser observados. De acordo com a norma, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e possuir 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de largura, além de que os espaçamentos em máquinas e equipamentos devem ser adequados, de acordo com o tipo de máquina e operação.

NR12-2As mudanças requerem investimento e capacitação para se tornarem efetivas, mas, sem dúvida, trarão um benefício ainda maior com a redução de acidentes e afastamentos, aumento da motivação dos funcionários e como consequência aumento da produtividade.
As fiscalizações têm se tornado rotineiras a fim de garantir que a norma seja, de fato, aplicada. Para isso é importante se adequar e a Seton pode te ajudar nessa missão.

Pesquise entre as soluções oferecidas para encontrar qual é a opção que se adeque as suas necessidades. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *