Para que serve a biruta?

Posted on by

A biruta, além de ser uma palavra para designar uma pessoa sem juízo e fora da realidade, ela também é um objeto de suma importância no que diz respeito a indústria aeronáutica e de segurança em geral.

Para que serve a biruta?

Biruta1Comum em aeroportos, aeródromos e heliportos, servindo para indicar o sentido de deslocamento do vento durante o dia e a noite. A presença deste instrumentos nestes locais tem como objetivo a orientação de pilotos durante procedimentos de decolagem e aterrizagem de aeronaves, visto que essas manobras são facilitadas quando realizadas no sentido contrário do vento. A biruta de sinalização também serve na orientação de outros profissionais da área aeronáutica como meteorologistas e controladores de tráfego aéreo.

Esse pelo menos é o seu uso mais comum, porém a biruta também tem utilidade dentro da área de segurança: elas podem facilitar a ação de equipes de brigadas de incêndio ao indicar o sentido de propagação da chama e também indicar possíveis áreas de contaminação envolvendo produtos químicos em caso de acidentes.

Como é feita uma biruta?

Formada por um cone com duas aberturas, na qual a maior delas é acoplada a um anel de metal, as birutas devem ser produzidas em material maleável para indicar a informação com precisão, porém de resistência para suportar a força do vento em quaisquer condições climáticas, independente de sua força e ao mesmo tempo apontar a direção rigorosamente correta. Os materiais componentes também devem ser resistentes à corrosão, tendo em vista o fato de ficarem permanentemente expostas. Ela possui também a capacidade total de rotação em 360°. Sua armação deve ser articulada, confeccionada em material resistente e que proporcione uma fácil montagem, sem a utilização de ferramentas especiais. Normalmente estão disponíveis para uso em dois modelos: a biruta comum de sinalização ou biruta com iluminação interna.

Se precisar comprar birutas, o produto está disponível na loja online da Seton. Temos também atendimento pelo telefone (11) 4166-1202, de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *