Placas de Sinalização de Segurança e Emergência: o que indica cada cor?

Placas de Sinalização de Segurança e Emergência: o que indica cada cor?

Para facilitar o reconhecimento e orientar com agilidade, as placas de sinalização de segurança possuem diferentes cores.  Photo by Samuel Zeller on Unsplash.

As sinalizações de segurança e emergência, obrigatórias em fábricas, escritórios e espaços de grande circulação de pessoas como escolas, shoppings e estádios de futebol, têm por finalidade prevenir acidentes, advertir sobre riscos e ameaças, e indicar os procedimentos em caso de emergência.

No Brasil, existem algumas normas que orientam e regulamentam quanto à padronização e utilização destas sinalizações. São elas:

NR26: estabelece normas sobre sinalização de segurança e rotulagem preventiva.

NBR 7195: esta norma fixa as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos.

ABNT NBR 13434: estabelece normas para sinalização de segurança contra incêndio e pânico.

Mas afinal, o que cada cor de placa indica?

Vermelho

Photo by Piotr Chrobot on Unsplash.

Vermelho é a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio e, também, em sinais de parada obrigatória e de proibição.

Laranja

Photo by Mark Riechers on Unsplash.

O Laranja é empregado para indicar “perigo”. É utilizada, por exemplo, em caixas de dispositivos elétricos e áreas de construção.

Amarelo

Photo by Adam Birkett on Unsplash.

Amarelo é a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada para indicar áreas de risco com existência de quadro elétrico, radiação, produtos tóxicos ou risco de erosão, por exemplo.

Verde

Photo by DDP on Unsplash.

É a cor usada para caracterizar “segurança”. É empregada para orientação e salvamento em rotas de fuga e saída de emergência, além de identificar a localização de equipamentos de primeiro-socorros.

Azul

Photo by Nishant Parikh on Unsplash.

O Azul é empregado para indicar aviso e ação obrigatória, como, por exemplo: determinar o uso de EPI, impedir a movimentação ou energização de equipamentos.

Cor de Contraste

A cor e estilo da fonte utilizada nas placas de sinalização também seguem regras estabelecidas por normas. Confira na tabela abaixo quais cores de fonte empregar para cada tonalidade de placa.

Cor de Segurança Cor de Contraste
VermelhoBranco
LaranjaBranco
AmareloPreto
VerdeBranco
AzulBranco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.