Saiba como descartar corretamente o lixo industrial

Posted on by

Lixo industrial

O lixo industrial contém diversos materiais que podem ser reaproveitados ou que merecem atenção especial no momento de seu descarte, de modo a evitar possíveis acidentes. O ideal é que o lixo seja sempre separado, com o auxílio de lixeiras seletivas, entre aquilo que pode ser reutilizado e o que necessita de um destino específico.

Além de poluir o meio ambiente, o lixo que sua empresa produz pode causar danos a quem trabalha diretamente com ele. Por isso, os materiais de EPIs são obrigatórios para se garantir o bem-estar de todos os envolvidos com o serviço de limpeza e descarte.

Protegendo seu colaborador

Todo acidente de trabalho gera muitos transtornos, tanto para o funcionário vitimado quanto para a empresa. Deste modo, prevenir é sempre o melhor remédio. Para proteger seu colaborador durante o contato com materiais nocivos, é importante, primeiramente, que o lixo seja separado e identificado de acordo com o grau de periculosidade.

O lixo hospitalar, que abrange resíduos químicos e farmacêuticos, materiais infecciosos, perfurocortantes, entre outros, possui uma legislação própria (com a Norma 307 da ANVISA), a qual define o método de coleta e como deve ser feito seu descarte (geralmente por incineração). No entanto, não é apenas esse tipo de lixo que necessita de cuidados especiais.

Muitas vezes as sobras de uma linha de produção contêm materiais cortantes ou que representam risco à saúde do profissional responsável pela coleta. EPIs como luvas mais grossas, para a proteção das mãos, além de botas e uniformes que evitem qualquer contato do lixo com a pele, são os artigos básicos para a prevenção de transtornos.

Proteção de acordo com o ambiente

Além dos equipamentos básicos de segurança, o empregador deve oferecer a proteção específica exigida por cada ambiente, como capacetes, protetores auriculares, óculos, entre outros. É muito importante também que sua empresa disponha das devidas placas de sinalização para informar sobre os cuidados que cada área exige.

Fique atento às principais necessidades de cada área para que seus colaboradores estejam sempre protegidos, garantindo a salubridade e o bom funcionamento de toda a empresa. Afinal, seu funcionário é seu instrumento mais importante.

Uma ideia sobre “Saiba como descartar corretamente o lixo industrial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *