Saiba como fazer coleta seletiva de maneira eficiente na sua empresa

Posted on by

shutterstock_87862600A Coleta Seletiva é um dos princípios mais importantes para reduzir o impacto do lixo no meio ambiente.  Através de políticas bem elaboradas sobre o descarte de resíduos, é possível usufruir dos recursos naturais sem danificar o ecossistema.

Reduzir o lixo, reaproveitar e reciclar, são uma sequência de fatores para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo, que sofrem com o excesso de descarte indevido de resíduos.

Implantar a Coleta Seletiva nas empresas tem por finalidade oferecer destino correto ao lixo reciclável, através de Cooperativas de Catadores de Lixo e outros meios que gerem renda para milhões de pessoas, contribuindo não só para a preservação do solo e rios como também auxiliando na economia do país.

Para adotar os princípios da sustentabilidade na sua empresa é necessário primeiro criar políticas de conscientização, cartilhas e palestras que alertem os trabalhadores sobre a importância de reduzir a quantidade de lixo e aumentar o reaproveitamento de materiais como plástico, papel, alumínio e outros.
Lixeiras para ambientes internos de descarte bem sinalizados de acordo com as cores padronizadas:
Lixeira verde para vidros, lixeira amarela para metais, lixeira azul para papéis, lixeira vermelha para plástico, marrom para resíduos orgânicos, roxo para lixo radioativo, laranja para produtos de risco, branca para serviços de saúde, cinza para resíduos gerais e não recicláveis e preta para descarte de madeiras, facilitam no processo de seleção do que pode ou não vir a ser aproveitado.

c6519w-baLâmpadas velhas são materiais delicados e que não podem se misturar ao lixo comum e por isso as empresas devem optar por containers para lâmpadas fluorescentes e destinar corretamente esse tipo de material nocivo ao solo e às águas. Vale lembrar que o mesmo deve ocorrer para o descarte correto de pilhas e baterias.

Digitalizar o máximo de informações para diminuir o uso de papel também é uma medida a ser adotada para auxiliar na redução de produção de lixo. Para aproveitar com ainda mais consciência os recursos naturais, as caixas coletoras de papel servem para guardar folhas, cadernos e blocos que não forem mais utilizados para então serem encaminhados para cooperativas.

A hora da água e do cafezinho também são de suma importância para praticar o uso consciente do lixo. As empresas devem incentivar que funcionários utilizem as próprias garrafas de água e canecas e também disponibilizar coletores de copos plásticos para ajudar no encaminhamento correto do lixo reciclável.

Se você pensa em adotar medidas para contribuir com o meio ambiente e melhorar o ambiente de trabalho entre na loja virtual da Seton e confira nosso setor de produtos para descarte e coleta seletiva.

A SETON oferece várias soluções em Coleta Seletiva em seu catálogo de produtos. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *