Taxa de acidente aceitável?

Posted on by

trabalhadores_da_construcao_civil_realizam_nova_manifestacao4Qual o número de acidentes de trabalho que podemos considerar como aceitável? 500, 1.000 ou 10.000?

Talvez, se falarmos em índice fique mais fácil mensurar. Desta forma, qual índice é aceitável para você e sua empresa? 0,5%, 0,7% ou 1%?

Tudo gira em torno de números e, através deles, analisamos as vendas, os custos, quantidade produzida, erros cometidos, atendimento ao cliente, metas de faturamento, lucro, etc.

Quando falamos em relação à segurança dos colaboradores de uma empresa ou em relação à nossa própria segurança no dia a dia do trabalho, torna-se um pouco mais difícil analisar apenas os números. Afinal, e se, entre qualquer taxa “baixa” de acidentes, estivesse alguém da nossa família, de nosso círculo de amizades ou de nosso convívio mais estreito? A meu ver, essa taxa, ainda que considerada baixa, se tornaria completamente inaceitável.

Todo acidente de trabalho gera um ônus ao trabalhador, à sua família e ao empregador, ônus esse que pode ser irremediável. Só em 2013, foram 2.797 mortes por acidente de trabalho no Brasil (Fonte: Previdência Social).

A saída é a prevenção. Trabalhar com segurança deve se tornar automático e, para isso, é necessário treinamento, seja para a execução correta das atividades, para a utilização de EPIs e EPCs, seja para enxergar os riscos e para entender como nosso comportamento influencia positiva ou negativamente em nossa segurança.

Grande parte dos acidentes de trabalho acontecem por negligência na utilização de EPIs. A verdade é que, se o funcionário não entender o risco ao qual está exposto, ele não fará o uso correto dos EPIs, ou fará somente quando o técnico de segurança estiver passando pelo local.

Falar sobre segurança é uma tarefa interminável, mas recompensadora quando vemos que o aprendizado e conceitos adquiridos através do treinamento dentro da empresa são transmitidos também para fora dela.

Treine, conscientize e forneça equipamentos de qualidade sempre observando as informações, orientações e a validade dos EPIs disponíveis através do CA (certificado de aprovação).

Vale a pena pensar em segurança, nosso comportamento é que dita se voltamos bem ou não voltamos para casa no final do dia.

A SETON oferece várias soluções em EPIs e EPCs em seu catálogo de produtos, É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *