Utilizar a sinalização correta colabora na redução de riscos

Utilizar a sinalização correta colabora na redução de riscos

hastes_blogMuitos profissionais, embora atuem na área de segurança do trabalho, ainda fazem confusão em relação ao tipo de sinalização que deve ser usada em casos de alerta e de isolamento de área. Quando não há risco à vida ou à saúde das pessoas, não há necessidade de isolamento. Apenas utilizar cones, placas ou pedestais sinalizando o local são suficientes. Já quando há, por exemplo, trabalho de máquinas, abertura de valas, presença de produtos tóxicos ou risco de explosão, há necessidade de isolamento da área para manter a integridade daqueles que ali trabalham ou estão de passagem.

A legislação obriga que trabalhos em que haja riscos de acidentes sejam bem sinalizados. A responsabilidade de isolar e retirar o isolamento das áreas é sempre do executante do serviço. Quando não há observância ou cumprimento das normas, há aplicação de medidas administrativas.

Para auxiliar neste processo, existem equipamentos específicos que por si só já passam a mensagem necessária. Cones, por exemplo, são sinais de alerta e também podem ser utilizadas para isolamento de uma determinada área, como estacionamentos temporários ou áreas de obra. Correntes plásticas e fitas também são bastante utilizadas, especialmente em áreas internas. Há também placas e pedestais com orientações sobre obras, por exemplo, que alertam sobre a presença de máquinas ou homens trabalhando.

São muitas opções disponíveis no mercado, que incluem pedestais com legendas, com fita retrátil, com correntes plásticas. Todos são feitos em materiais resistentes e leves que facilitam o reposicionamento. Mas há também materiais pesados para maior estabilidade, utilizados principalmente em área externas.

pedestais_blogMas nem só para isolamentos estes materiais são utilizados. Pedestais com fita retrátil e corrente plástica são bastante utilizadas para sinalização e orientação de fluxos de pessoas, além de organizar filas em bancos, lotéricas, ou qualquer que seja o ambiente (interno ou externo) que necessite de organização de tráfego. São também formas de orientação e sinalização. Há modelos que possuem dois ganchos nos quais podem ser fixadas correntes plásticas ou fita zebrada para isolamento de área. É recomendada a distância de 1,5 metros entre os pedestais para maior eficiência na utilização de correntes plásticas, barras de isolamento e melhor equilíbrio. Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de piso, já que sua base é preenchida com concreto para garantir a fixação.

A segurança é fundamental em qualquer área de atuação, por isso, invista em produtos de qualidade e diminua os riscos a seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Precisando de pedestais e hastes para sinalização ou isolamento? A Seton possui diversas opções à sua escolha. Entre em contato com nossa equipe de Vendas pelo telefone (11)4166-1202.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.