O empenho no trabalho de identificação e sinalização é um dos itens mais importantes no que diz respeito à segurança. A correta identificação de locais e itens, bem como de normas, advertências e conteúdos em geral é capaz de prevenir a ocorrência de muitos acidentes. Diante disso, alguns dos principais itens a serem corretamente identificados são as tubulações, especialmente em locais que utilizam produtos tóxicos, químicos, corrosivos, gases e similares em espaço fechado.
Para que servem os marcadores de tubulação?
Marcadores de tubulações servem principalmente para identificar o fluido presente no local, garantindo a segurança no correto desenvolvimento de atividades e arredores, evitando possibilidade de choques e explosões decorrentes de trabalho realizado de forma inapropriada e até irresponsável.
Normas e principais características dos marcadores de tubulação
Esse tipo de sinalização é regulada pela NR-26 (Sinalização de Segurança), assim como Norma da ABNT – NBR 7195/95 (condições para efetuar o emprego de cores para fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos) e também pela NBR 14725 (Parte 3 – Rotulagem Preventiva).
Basicamente, os marcadores têm como principais características o uso de uma cor – determinada pela norma de acordo com o elemento contido no local – e setas que indicam a direção de fluidez do conteúdo.
As cores podem indicar a existência de produtos químicos não gasosos; gases não liquefeitos; ar comprimido; vapor; vácuo; eletroduto; gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade; materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto; inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, água (exceto a destinada a combater incêndios; água e outras substâncias destinadas a combater incêndio).
Já a Rotulagem Preventiva prevê o uso da identificação e composição do produto químico; pictograma de perigo; palavra de advertência; frase de perigo; frases de precaução; informações suplementares. As combinações de texto e cor de fundo dos marcadores são regidos pela ABNT sendo elas: NBR 7485, NBR 13193, NBR 6493 e NBR 7679.
Cuidados adicionais com marcadores de tubulação
Os marcadores também devem estar bem localizados e posicionados de maneira visível para evitar leitura precária ou incorreta. A recomendação é que as identificações estejam presentes próximas às válvulas, flanges, mudanças de direção, ambos os lados de penetração à parede e solo, e a cada 7,6 m a 15,24 m em linha reta.
E para que o esforço da campanha de sinalização tenha eficácia, os funcionários que trabalham no setor e desenvolvem atividades próximas às tubulações devem ter pleno conhecimento do significado das cores e dos símbolos. Isso deve ser transmitido por meio de treinamento e frequentes ações de conscientização.