Garantir a segurança de um local é uma tarefa de grande responsabilidade e deve ser pensada nos mínimos detalhes. E nesse caso, a sinalização adequada é um dos itens mais importantes para garantir que isso aconteça. Isso vale, inclusive, para todos os tipos de ambiente, especialmente naqueles nos quais são desenvolvidas atividades que envolvem alto risco.
Há diversas formas de sinalização, especialmente aquelas confeccionadas em placas, sendo que uma das mais requisitadas é a placa com o cabeçalho de perigo. Mensagem vital, mas que deve ser utilizada com cuidado. Entenda a razão.
Para que servem as placas de perigo?
Essas são utilizadas nos locais que oferecem alto risco de ocorrência de ferimentos graves ou de perigo a vida, porém é preciso haver critério e bom senso em sua utilização. Ou seja, as placas de perigo, assim como as de cuidado, risco e avisos semelhantes não devem ser usados de maneira indiscriminada, pois isso pode fazer com que o trabalho de segurança seja desacreditado e automaticamente invalidado por funcionários e transeuntes. Os locais dos quais essa sinalização deverá ser anexada devem realmente representar o nível de atenção e veracidade em relação a mensagem.
Quais normas as placas de perigo devem seguir?
As placas de perigo devem seguir os parâmetros previstos pela NR 26 – Sinalização de Segurança – e NR 18, de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, que indicam cores, circunstâncias e situações que devem envolver cada tipo de sinalização nos mais diferentes ambientes.
Essas mesmas normas também indicam que o uso de cores seja reduzido ao mínimo para evitar distrações e confusão. Além disso, outra indicação é de que a sinalização por cor seja acompanhada de sinais convencionais ou identificação da mensagem por palavras, se for julgado necessário.
Com relação às cores, ao contrário do que muitos pensam, a NR 26 determina que o vermelho não deva ser usado na indústria com o objetivo de assinalar ‘perigo’. Isso porque ela é considerada de pouca visibilidade em comparação ao amarelo que oferece alta visibilidade e o alaranjado que indica Alerta.
Placas de perigo na Seton
A Seton conta com diversas placas de sinalização em seu catálogo de produtos, sendo eles produzidos em diferentes tamanhos e materiais (Vinil Autoadesivo, PVC expandido e alumínio) podendo ser utilizados até mesmo em ambientes com condições agressivas, sob as regras da NR 18 e NR 26 e diversas opções de legendas com a utilização do cabeçalho ‘perigo’.
Pesquise entre as soluções oferecidas para encontrar qual é a opção que se adeque as suas necessidades. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.
1 Comentário
Ótima abordagem! Estou a procura de placas de pvc