Este tipo de sinalização é aplicado em diversos tipos de indústrias, independente do segmento, pois onde houver presença de funcionários deve-se implantar esse procedimento para que promova a segurança e orientação de todos.
A legislação que norteia a sinalização através das cores é a NR 26 – Sinalização de Segurança, a mesma passou por atualizações em 2011, a atualização orienta que também deve ser seguido as diretrizes da norma da ABNT – NBR 7195/95 cores para segurança, já para o caso de tubulações é a NBR 6493/94 que trata do emprego de cores para identificação de tubulações com o objetivo de fixar as condições exigíveis para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidentes.
Em se tratando desses produtos que são armazenados em tubulações não se pode deixar de levar em consideração a sua rotulagem preventiva que é baseada na NBR 14725 – Rotulagem Preventiva, onde se encontra os seguintes elementos: identificação e composição do produto químico; Pictograma de Perigo; Palavra de advertência – Perigo / Cuidado; Frase de perigo – Gás Inflamável; Frases de Precaução – Mantenha-se afastado do fogo (não fume); Informações suplementares – Informações sobre proteção ao Meio Ambiente, Proteção Individual.
Esses marcadores de tubulação são de suma importância para identificar o fluído, preservar o local e a segurança dos funcionários e o atendimento as legislações vigentes.
Normalmente essas demarcações são caracterizadas por uma cor determinada pela norma e com uma ou mais setas que indicam a direção de fluidez do fluído.
A marcação de tubulação é uma das grandes ferramentas que contribuem para a prevenção de acidentes, sinistros e explosões no ambiente de trabalho, porém sua leitura incorreta, o mau posicionamento e fator principal a ausência de marcação em um local onde se faz necessário, pode acarretar um acidente grave. Razão disso, ser primordial a adoção dessa ferramenta.
Ambientes que se utilizam de produtos químicos, tóxicos, corrosivos, gases, entre outros em locais fechados é imprescindível adotar essa marcação. Outro fator que pode levar a não compreensão das marcações é a falta de conhecimento por parte dos funcionários, por isso é importante conscientizá-los, realizar treinamentos para emergência e transmitir informações necessárias para o conhecimento de todos.
Adotar programa de sinalização é mais que atender uma norma é apenas algumas das ferramentas utilizadas para diminuir os riscos ocupacionais. Afinal a sinalização é apenas algumas das ferramentas utilizadas para prevenir que algo indesejado ocorra.