Os danos causados por derramamento de óleo e materiais químicos podem causar imensos prejuízos às empresas, funcionários e também ao meio ambiente, impactando na qualidade vida de milhares de pessoas. Para se ter uma ideia, o derrame de um litro de óleo pode chegar a contaminar 15 mil litros de água. O óleo pode matar peixes, aves e plantas, e a exposição das toxinas de materiais químicos no solo podem destruir fontes de alimento e água.
De acordo com a EPA, Engenharia de Proteção Ambiental, o SPCC ou Planos de controle e prevenção de derramamento de líquidos e Medidas de Contenção são indispensáveis para todas as empresas; agrícolas, industriais, comerciais, públicas, oleodutos, empresas que transportam petróleo e que trabalhem com materiais químicos e radioativos.
O SPCC deve ser realizado de forma minuciosa, com estudos sobre locais de armazenamento de óleo e outros materiais que representam risco à vida, inspeções de segurança, manutenção cautelosas e também treinamento sobre procedimentos de emergência para reduzir os danos causados por acidentes com derramamentos.
Não cabe apenas à empresa oferecer táticas de prevenção de acidentes e redução de riscos, mas os profissionais que lidam com materiais tóxicos também são obrigados a possuir formação especifica e atualizações frequentes para manter um ambiente de trabalho seguro.
Caso haja derramamento de óleo numa empresa ou em vias de trânsito, por exemplo, é necessário contar com produtos como cordões de contenção de vazamentos, tapetes industriais absorventes, mantas capazes de conter materiais químicos e outros itens que permitem a ação rápida para diminuir os impactos provocados por acidentes com óleo.
Os kits de emergência também devem ficar sempre acessíveis aos funcionários de empresas, que trabalham com produtos nocivos. Luvas, óculos de proteção, baldes, sacos de lixo e toalhas absorventes podem ajudar a salvar vidas e por isso não podem faltar nas corporações.
Para o transporte de petróleo ou derivados, bem como outros materiais químicos, são necessárias algumas ações de redução de riscos como a utilização de pallets e rampas para contenção de derramamentos.
A multa para o não cumprimento das obrigatoriedades normatizadas pelo SPCC pode chegar até 25 mil reais por dia e as violações aos planos e medidas de contenção de derramamentos e prevenção de acidentes podem ser fatais para a vida de uma empresa.
Para garantir uma marca com credibilidade e confiança, nada melhor do que contar com os Absorventes Industriais SPC que estão disponíveis na Seton.
A SETON oferece várias soluções em Absorventes Industriais em seu catálogo de produtos. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.