A empilhadeira é um veículo automotor usado para transporte e movimentação de materiais. Dotada de garfos e outros dispositivos de sustentação de carga, a empilhadeira foi projetada de maneira a permitir a movimentação e o deslocamento de materiais tanto na vertical quanto na horizontal. É utilizada para transportar, empilhar e desempilhar cargas, dotada de capacidade de se auto carregar e descarregar, de acordo com as especificações dos fabricantes.
É um veículo de muitas utilidades, que substitui, com vantagens, talhas, pontes rolantes, mono vias e também o próprio homem, pois realiza tarefas que ocupariam várias pessoas.
Seu custo e manutenção são elevados. O operador tem em mãos, diariamente, um patrimônio inestimável.
O conhecimento, habilidade e confiança são as ferramentas essenciais de um operador profissional de empilhadeiras. O conhecimento de que seu equipamento está em condições seguras de operação e a habilidade que vem da prática de técnicas de trabalho seguras, produzirão a confiança que você precisa para fazer o trabalho bem feito.
A condição física operacional de uma empilhadeira se modificará ao longo de cada dia e entre os turnos de trabalho. Uma inspeção antes do uso identifica os riscos potenciais que você poderá encontrar em uma empilhadeira danificada. Por isso, é de extrema necessidade a execução do check-list diariamente e a cada troca de operador ou turno.
Mas, de nada adianta esse aparato todo se ao manusear um equipamento desse porte não cumprir e respeitar a sinalização de segurança de empilhadeiras.
O trafego de empilhadeiras em um setor costuma ser de grande movimentação e os riscos são semelhantes ao trânsito comum, é necessário que os transeuntes respeitem a sinalização e os locais ondem são permitidos o acesso. Semelhantemente os operadores de empilhadeira, precisam cumprir todas as regras, as sinalizações, movimentos permitidos e atenção junto aos pedestres.
Outro fator importante, o operador de empilhadeira deve ser um funcionário habilitado, treinado e autorizado a operar, que esteja em boas condições de direção.
A sinalização de segurança irá orientar tanto o operador, quanto aos funcionários e demais pessoas que possam estar transitando pelo local.
A sinalização mais utilizada para prevenção de acidentes com empilhadeiras, são:
- Faça o check list da máquina
- Realize manutenções preventivas
- Não ande em alta velocidade
- Não dê caronas
- Não faça uso de bebidas alcoólicas
- Trafego somente nas áreas permitidas
- Não suba no garfo da empilhadeira
Os itens sonoros compõem grande significado no que tange a sinalização para atenção de todos ao redor, bem como o uso correto da lanterna e dos faróis. A inclusão da sinalização acústica ao engatar a ré foi um grande ganho na prevenção de atropelamentos e possíveis batidas.
Lembre-se em ter atenção para você e para todos os outros ao redor, sempre respeite a sinalização, trafegue com cuidado e atenção, use da direção defensiva para aplicar alguns pontos ao seu dia a dia, a sua atitude acarretará grandes ganhos a empresa e a todos os funcionários.
2 Comentários
Muito bom o texto acima apresentado…
Parabéns a Seton pelo artigo!
https://www.fococonsultoriaetreinamentos.com/curso-de-operador-de-empilhadeira