A área de segurança no trabalho é muito abrangente, principalmente porque há uma obrigatoriedade desse profissional em algumas empresas que atendam os requisitos das normas regulamentadoras. Porém a oferta e procura demanda entre tudo um profissional qualificado.
O fato de ter concluído um curso técnico de segurança no trabalho não significa que é o suficiente ou que irá garantir uma carreira duradoura. As exigências de mercado crescem como deve ser a qualificação de qualquer profissional que queira ter um diferencial de mercado e não ser mais um entre vários e sim ser diferente, oferecer algo a mais do que os outros.
Algumas dicas para ser inserido no mercado de trabalho rapidamente.
ü Durante o curso procure conhecer mais a respeito de cada assunto aprendido
ü Busque estagiar durante o curso, assim quando finalizá-lo já poderá ingressar efetivamente em uma empresa
ü Em paralelo faça um curso de idiomas
ü Ter uma boa redação é fundamental para esse profissional, portanto leia e escreva bastante, exercite seu vocabulário
ü Busque conhecer profissionais que já estão na área o conhecimento de novas experiências irá trazer amadurecimento para o futuro profissional
ü Vista-se formalmente, mantenha sempre uma boa aparência. A primeira impressão é muito importante
ü Realize cursos extracurriculares, irá enriquecer os conhecimentos e o currículo
ü Faça especializações, descubra a área que mais gosta e dedique-se a conhecer um pouco mais e se torne um especialista na área
ü Participe de sites de relacionamento corporativo, além de trocar experiências conseguir uma vaga é garantido
ü Mantenha o currículo atualizado e com informações verdadeiras
ü Informática é imprescindível, busque conhecimento e pratique
ü Participe de feiras, congressos e workshops e aumento seu network (Se faça conhecido)
Mexa-se, não se conforme aonde está, saia da zona de conforto e conquiste o mercado, as empresas precisam de um bom profissional. As empresas estão aprendendo a ser mais exigentes e contratar bons profissionais, com ética, compromisso e serviço.
Salvar vidas é mais que trabalho ou emprego, é uma missão e isso é para poucos, ser profissional da segurança é ir além do horário de expediente, é ser prevencionista 24 horas do dia, ter isso na veia e uma holística capaz de identificar situações de perigo ou risco a distância e evitar uma tragédia.
Não desista, a área é muito promissora não se limite a trabalhar somente ao horário comercial, o profissional tem várias opções de trabalho, se tem o dom de educar, pode palestrar, dar treinamentos, elaborar documentos, implantar projetos de segurança, boas práticas de segurança, enfim, há uma infinidade de opções que não permite esse profissional ficar estagnado. Então, levante-se e vá à luta, pois a prevenção espera por você!
1 Comentário
Boas dicas!