Vamos ressaltar as atribuições da CIPA e como o cipista é identificado entre os funcionários da empresa. Nunca é demais lembrar da gigantesca representatividade que a CIPA ocupa no cenário da segurança do trabalho!
Você conhece as origens e atribuições da CIPA? Sabe o que levou à sua criação? Então veja:
1 – Com a revolução industrial, observamos os primeiros relatos de trabalho árduo e condições de trabalho insalubres;
2 – Em seguida, vieram os primeiros registros de acidentes e doenças ocupacionais;
3 – Por volta de 1907, trabalhadores chegam ao consenso da necessidade de mobilizarem-se pelas condições insalubres e perigosas (acidentes fatais);
4 – Como diz o ditado, a “união faz a força”, foi só em 1923, que foi criado o CNT- Conselho Nacional do Trabalho, visando controlar ações da Previdência, tendo grandes conquistas até surgir a CIPA;
5 – O conceito de CIPA foi criado em 1945, por indicação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) visando proteger trabalhadores dos riscos de acidentes na área de trabalho, tendo sido regulamentada em 1953, através da portaria/155.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história da CIPA, que se confunde com a da Segurança do Trabalho, vamos conhecer as suas principais responsabilidades:
– Avaliar e identificar o grau de risco na atividade laboral, esquematizando os mapas de risco, com o envolvimento dos funcionários;
– Planejar o trabalho de forma que viabilize ações preventivas para reduzir riscos de acidentes;
– Ao detectar situações severas de insegurança, agir imediatamente informando à área responsável;
– Realizar inspeções de rotina com o objetivo de identificar situações de risco;
– Organizar SIPAT, semana interna de prevenção de acidentes, com frequencia anual;
– Manter o controle em livro específico das atas das reuniões da CIPA, e enviar mensalmente ao SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e à empresa, as cópias das mesmas;
– Fazer avaliações e análises das causas de acidentes e propor as medidas de controle.
Identificando o Perfil do Cipeiro ou Cipista:
– Possui experiência e vivência (o chamado “olho clínico”), ou seja, capacidade de identificar a origem de um acidente, ou até prevê-lo;
– Apresenta boa capacidade de comunicação com a força de trabalho, usa de linguagem objetiva e de fácil entendimento pelo “chão-de-fábrica;
– Em termos de cumprimento dos procedimentos de segurança, deve ser exemplar;
– Mostra uma postura pró-ativa, observadora e dotada de visão crítica;
– Colabora com sua equipe e busca ouvir opiniões dos seus colegas de empresa.
Se você é cipeiro, você tem orgulho de seu trabalho? Seja um CIPISTA proativo, porque a vida é o nosso melhor patrimônio.
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1 Comentário
Muito bom esse blog. Eu tamb