A segurança no trabalho desenvolve-se com o intuito de preservar a vida do funcionário e até promover uma melhor qualidade de vida procurando evitar acidentes e doenças ocupacionais. Mas, mesmo com todo cuidado, atenção e cautela ninguém está livre de sofrer um acidente na empresa. Por esse motivo as organizações devem dispor de equipamentos de primeiros socorros para atender a qualquer emergência.
De acordo com a NR 7 – PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), no seu item 7.5.1, todo estabelecimento deve ser equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, considerando-se as características próprias da atividade desenvolvida.
Se a empresa não possuir um enfermeiro do trabalho ou médico se faz necessário qualificar, treinar um funcionário para atendimento a primeiros socorros, a possíveis emergências quando necessário. Afinal, sempre poderão ocorrer ferimentos, queimaduras em geral, intoxicação, envenenamento, desmaios, convulsões, males súbitos, entre outros.
Para ter um KIT básico de primeiros socorros na empresa, é necessário:
Instrumentos
- Termômetro;
- Tesoura;
- Pinça;
- Máscara de Proteção facial
- Luvas tipo cirúrgica (látex);
- Colar Cervical;
- Óculos de proteção (transparente);
Material Para Curativo
- Algodão hidrófilo;
- Gaze esterilizada;
- Esparadrapo;
- Ataduras de crepe;
- Caixa de curativo adesivo (band–aid) Antisséptico
- Solução de Iodo;
- Solução de Timerol;
- Água oxigenada 10 volumes;
- Álcool a 70%;
- Éter;
- Água boricada;
Algo muito importante que deve ser lembrado é que não é permitido ter medicamentos nesse kit, para que se evite a automedicação. Fica a critério do médico (se houver) medicar o funcionário levando em si a responsabilidade da prescrição.
Entretanto existe o decreto 20.931 de 11 de Janeiro de 1932, que determina que a prescrição de medicamentos é dever do profissional médico, além de cirurgião dentista e enfermeiros, a ninguém mais é dado o direito da prescrição médica sob pena de ação civil e criminal. Diante disto somente é indicado se for devidamente autorizado pelo Médico do Trabalho ou Enfermeiro do Trabalho.
O atendimento é somente para primeiros socorros, se não houver médico na empresa e o funcionário precisar de medicação, o melhor a ser feito é encaminhá-lo a um pronto socorro ou convênio da empresa.
Diante desse quadro de possíveis acontecimentos a empresa pode adotar diversas campanhas educativas para que se evite determinadas emergências, como: o uso do álcool, pressão arterial alta, reeducação alimentar, uso de entorpecentes, tendo esse cuidados a começar com a informação muitos infortúnios poderão ser evitados.
Se na empresa não houver um SESMT dimensionado a mesma pode adotar pequenas campanhas em períodos sugestivos como, levar uma equipe de enfermeiros para atendimento pessoal, ou seja, aferir pressão arterial, faz o teste da hipo/hiperglicemia, colesterol, HIV, entre outros que poderão no futuro evitar diversos tipos de atendimento a primeiros socorros.
O funcionário só terá uma boa produtividade se tiver uma boa saúde e se tornar hábito a prevenção, realizar exames periodicamente, controlar algum excesso, monitorar algum distúrbio que já possa ter.
A empresa e o técnico de segurança no trabalho devem promover a qualidade de vida de seus funcionários não só a nível ambiental, mas também cuidar do bem mais precioso que é saúde dos seus trabalhadores, para que ele possa voltar para casa melhor do que ele saiu para trabalhar.
Cuide dessa ideia!
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