O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigatório para o desempenho de muitas funções de trabalho. Cada atividade requer um aparato específico, e é obrigação do empregador fornecer ao empregado todos os equipamentos necessários, de acordo com a função desempenhada.
Apesar de ser obrigatório, muitas empresas e funcionários ainda negligenciam seu uso. As justificativas dadas são muitas: desconforto, esquecimento, dificuldade em manusear máquinas, ou cumprir as atividades.
Além dos motivos óbvios para uso do EPI: a proteção do funcionário, há razões econômicas. Os acidentes de trabalho causam impactos enormes para a previdência social e as multas pelo não uso dos equipamentos de proteção individual também são altas.
Por isso, os esforços de conscientização devem ser contantes. Confira abaixo como.
Trabalhe na conscientização
Crie programas de treinamentos para novos funcionários, e de reciclagem dos mais experientes. Reuniões de segurança periódicas para apresentar dados e ações que a companhia espera implantar, também são importantes.
Deixar os motivos pelos quais se deve usar os EPIs e seguir regras de segurança sempre frescos na cabeça de seus funcionários, é a chave para que absorvam a informação.
Já na integração, procure entregar todos os EPIs daquele colaborador e os documentos que comprovem a entregam e garantam a obrigatoriedade do uso, como: a Ficha de EPI e a Ordem de Serviço.
Tome medidas Corretivas e Punitivas
Já seguiu todos os passos acima e muitos ainda se negam a usar os equipamentos de proteção? Passe a aplicar uma advertência verbal para os desobedientes e alerte qual será a próxima medida: a advertência por escrito.
Se mesmo após uma gentil advertência verbal, o funcionário continua sem utilizar a proteção, ou veste apenas quando há fiscalização, aplique então a advertência por escrito. O próximo passo é a suspensão do colaborador, afinal ele está infringindo leis e colocando seu bem-estar e o da companhia em risco.
Em última instância, é garantida por lei a demissão por justa causa. Para este recurso é importante possuir tudo documentado, desde as políticas da empresa, o termo de compromisso do funcionário e as advertências aplicadas.
Crie uma Cultura de Segurança
Não basta estabelecer regras e não fiscalizá-las e fazer serem cumpridas. Assim, estabeleça uma cultura de segurança para todos os funcionários, até para quem está no escritório e visita a fábrica esporadicamente, e puna sem distinção quem descumpre as regras.
Quais medidas sua empresa toma com relação a EPIs? Conte-nos nos comentários.