Acessibilidade é um assunto discutido em todo o mundo. As cidades que priorizam a acessibilidade recebem turistas do mundo todo. Mas o que a acessibilidade? É a condição para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com limitações físicas, motora e intelectual.
No dia-a-dia das empresas, a acessibilidade é fundamental tanto para os colaboradores e gestores quanto para os clientes. As leis do Brasil exigem que, a partir de um determinado número de colaboradores, as empresas tenham uma porcentagem de pessoas com deficiência. Porém, de nada adianta ter a lei se o local não é apropriado e coloca a segurança da pessoa em risco. Por isso, cada vez mais, as empresas estão investindo na adaptação de seus espaços. Uma das mudanças está na instalação de piso tátil, que auxilia a locomoção.
Para quem tem o sentido da visão normal, o piso tátil pode passar despercebido. Porém, para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão, ele é indispensável. Através dele, estas pessoas ganham mais autonomia e segurança na locomoção. A sinalização tátil é a maneira mais eficiente para identificar o caminho e os obstáculos.
Mas o que é o piso tátil? É o piso diferenciado com textura e cor, sempre em destaque com o piso ao redor para que seja perceptível às pessoas com baixa visão ou deficiência visual. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.
O de alerta é o conhecido “piso de bolinhas”. Sua função é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala. A cor contrastante serve para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.
O piso tátil direcional tem como função direcionar e orientar o trajeto. Em locais amplos onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia direcional. Ele é utilizado em vias públicas, espaços abertos, corredores. Mas deve-se ter cuidado com sua aplicação. O excesso deste piso ou a colocação em locais inadequados pode confundir e atrapalhar a locomoção.
A utilização destes tipos de piso cumpre a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004. A acessibilidade não é só um cumprimento de lei, mas um direito do cidadão com dificuldade visual. É de extrema importância que um estabelecimento seja acessível a todos, inclusive para seu próprio benefício.
Deseja conhecer mais sobre o piso tátil? Visite nossa loja online!
1 Comentário
Muito bom para esclarecer quem não conhece sobre o assunto.