Quando o assunto é construção civil, qualquer ação descuidada pode resultar em acidentes de trabalho. Garantir que as atividades laborais sejam realizadas de forma segura reduz consideravelmente os riscos de acidentes de trabalho, assegurando a integridade física dos trabalhadores. Além disso, trabalhar com segurança contribui com a produtividade no ambiente e agilidade na evolução da obra.
Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a taxa de mortalidade para o segmento de construção civil chega a aproximadamente 12 óbitos a cada 100 mil colaboradores (450 trabalhadores ao ano). Ainda segundo a associação, a construção civil é um dos mercados que apresenta maior taxa de acidentes e gerou cerca de 242 mil processos trabalhistas por acidentes no ano de 2021.
Para reduzir os riscos de acidentes de trabalho existem Normas Regulamentadoras (NRs) que orientam quanto às obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos na construção civil. O objetivo é garantir o trabalho seguro, prevenir doenças e acidentes de trabalho. As principais normas são:
NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
Essa norma estabelece os direitos e deveres dos empregadores e empregados quanto à Saúde e Segurança do Trabalho. Nela, estão disponíveis as diretrizes sobre capacitações e treinamentos que devem ser promovidos pelo empregador.
NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI
A NR 6 orienta sobre o uso adequado de EPIs e as responsabilidades do empregador e empregado em relação ao tema. A norma relaciona os aspectos técnicos dos itens e a utilização em diferentes situações.
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Nessa norma estão os requisitos para a implementação de medidas de controle e prevenção que garantam a segurança dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
Na NR 12 estão as orientações para adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos. Ela define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
NR 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção
A norma mais importante do setor define as diretrizes administrativa, de planejamento e de organização, bem como a elaboração e a implementação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.
É fundamental que o ambiente de trabalho esteja preparado de acordo com as normas e que os trabalhadores adotem medidas de segurança no dia a dia, evitando paradas, afastamentos e até mesmo multas.
Como cumprir as normas e evitar acidentes?
Mantenha o canteiro de obras bem sinalizado, identificando os riscos com avisos e placas de sinalização, fitas subterrâneas e marcadores de tubulação. Utilize barreiras, fitas e cones de isolamento para alertar quanto aos perigos existentes em determinados locais ou equipamentos.
Todos os funcionários devem receber os EPIs necessários, como: luvas, máscaras, capacetes, sapatos de segurança e roupas essenciais. Sinalização de segurança, treinamentos, diálogo de segurança (DDS), análise preliminar de risco (APR) e outras iniciativas também ajudam a reduzir a incidência de acidentes na construção civil.
Você também pode entrar em contato com o nosso time de vendas pelo e-mail vendas@seton.com.br ou pelo telefone (11) 4166-1202.
Encontre tudo o que precisa sobre proteção, sinalização e segurança na Seton!
1 Comentário
Boa informação
Fernando