Oferecer um ambiente de trabalho com infraestrutura adequada contribui com a queda dos riscos de acidentes. É indispensável que a empresa forneça equipamentos de proteção individual aos seus empregados sempre que for necessário, além de sinalizar adequadamente todos os espaços necessários para garantir a perfeita circulação.
A importância da sinalização
Da mesma maneira que as ruas precisam de sinalização para conduzir o tráfego e oferecer segurança aos veículos e pedestres, as empresas também devem organizar a circulação de pessoas a fim de evitar acidentes, como esbarrões, quedas e contato com substâncias nocivas.
A presença de placas de sinalização é, portanto, um dos fatores indispensáveis para que a empresa, independente do setor, garanta tranquilidade e salubridade aos funcionários. A falta delas cria uma condição insegura para o desenvolvimento das atividades e pode ocasionar incidentes de diferentes níveis de importância.
Cores
Conforme a Norma Regulamentadora de Sinalização de Segurança, a NR26, as empresas devem identificar equipamentos e delimitar áreas com as cores preestabelecidas. Dessa forma, o funcionário ao ler saberá de imediato a precaução que precisa ter em relação àquela área e garantirá a própria proteção.