Eu tenho um amigo, que ao fazer palestras e falar da importância da sinalização ele diz mais ou menos assim:
Você sairia para viajar por uma serra, sinuosa….a noite… chovendo….. sem iluminação…..sem faróis no seu carro….. e sem sinalização na estrada?
Pois bem, a sinalização está intimamente ligada a segurança. No exemplo que citei, se o dia estiver chuvoso e a iluminação ruim, mas houver as marcas na estrada para você se balizar, e placas que possa identificar o caminho, a sua segurança aumenta ou o risco diminui.
Na empresa não é diferente. A sinalização de segurança deve ser sempre clara e com o máximo de informação possível e importante. Observe que em qualquer situação de trabalho, por mais que o trabalhador conheça seu trabalho, avisos de segurança são necessários e podem ajudar muito na definição da tarefa ou da ação.
Recorrendo á NR-10 novamente, vemos que o item 10.10 versa sobre sinalização de segurança, e neste caso a segurança é nos serviços com eletricidade.
Vejamos o texto:
10.10.1 Nas instalações e serviços em eletricidade deve ser adotada sinalização adequada de segurança, destinada à advertência e à identificação, obedecendo ao disposto na NR-26 – Sinalização de Segurança, de forma a atender, dentre outras, as situações a seguir:
a) identificação de circuitos elétricos;
b) travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos;
c) restrições e impedimentos de acesso;
d) delimitações de áreas;
e) sinalização de áreas de circulação, de vias públicas, de veículos e de movimentação de cargas;
f) sinalização de impedimento de energização;
g) identificação de equipamento ou circuito impedido.
O texto é claro no que diz respeito às aplicações ou objetivos da sinalização. Mas observem que ele remete a outra NR, a de número 26 que tem como objetivo definir cores, rotulagem preventiva e fichas com dados de segurança de produtos químicos. Desta forma o simples uso de etiquetas sinalizadoras de cor já podem auxiliar na interpretação dos tipos de riscos ou natureza dos riscos que estão expostos os colaboradores que entram na zona controlada.
Voltando a NR-10 no item 10.10.1, vemos que a sinalização faz parte do procedimento de bloqueio de energia, deve indicar também os motivos do bloqueio e as formas e autorizações necessárias para o desbloqueio. Com base no artigo anterior, quando falamos de Equipamento de Proteção coletiva e aparece o termo isolamento, podemos ter a sinalização como uma destas formas. Por exemplo, quando uma fita é colocada demarcando uma área em manutenção, esta sinalização é compreendida por todos que não devem ultrapassar. Ou se a sinalização for de “cuidado piso escorregadio”, as pessoas vão saber que naquela área podem escorregar e se machucar.
Se precisar comprar produtos relacionados à segurança com sinalização de placas, acesse a loja online da Seton.
Nos próximos artigos vamos falar da relação bloqueio e travamento. Até lá.