Utilizar equipamentos de segurança individual se tornou obrigatório e indispensável para profissionais que atuam em ambientes de risco.
Trabalhadores da construção civil por exemplo, ficam sempre expostos a riscos de quedas de objetos e acidentes de trabalho, e por isso devem ficar atentos as normas e respeitar as leis de segurança.
Para minimizar o risco de acidentes algumas medidas são fundamentais, como o uso de capacetes específicos para cada fim. Os capacetes têm por objetivo proteger a cabeça dos trabalhadores contra possíveis impactos, diminuindo a probabilidade de ferimentos e acidentes mais graves. E podem também ganhar acessórios para garantir ainda mais a segurança em ambientes hostis.
Adicionar lanternas acopladas ao capacete que auxiliam no trabalho em locais como túneis, em construções subterrâneas, minas e trabalhos durante a noite.
Ao mesmo tempo que o acessório obrigatório protege o corpo de acidentes, auxilia os trabalhadores a se localizarem através das lanternas que ajudam na visibilidade. A lanterna previne tropeços e escorregões, porque proporcionam uma melhor identificação de buracos, emendas e rachaduras e por isso devem ser utilizados para proteger a vida.
Lembre-se que não adianta utilizar um capacete com trincas e fissuras, pois isto diminui a eficiência do equipamento de segurança que devem sempre receber Certificado de Aprovação, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A maioria dos capacetes são isolantes térmicos e por isso além de proteger contra a queda de objetos na cabeça, ferimentos no pescoço e no rosto o equipamento ainda é eficaz contra choques elétricos.
Em ambientes com muito vento é recomendável utilizar fitas especiais abaixo do pescoço, para garantir a firmeza do equipamento.
Os capacetes completos, que incluem protetor facial e protetor auricular são indicados para os que trabalham no corte de materiais com equipamentos como motosserras, por exemplo.
É fundamental que as empresas treinem e instruam os trabalhadores para atender as normas de Segurança. Os equipamentos de proteção individual são obrigatórios e devem ser fiscalizados a fim de afirmar sua eficiência.
A segurança no trabalho é de responsabilidade das empresas e também dos trabalhadores, e impacta diretamente na produtividade e na redução de custos dos empregadores. Trabalhar com redução de riscos e prevenção de acidentes é valorizar a vida e o trabalho. Investir em segurança é investir na sua empresa!
Se você busca tornar sua empresa referencial no mercado deve ficar sempre atento as questões de segurança para oferecer os melhores serviços e produtos sem danos a funcionários ou terceiros.
A SETON oferece várias soluções em capacetes em seu catálogo de produtos. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.