Espaços com grande circulação de veículos e pessoas são sujeitos a situações de risco. Agora imagine um espaço reduzido, carros sendo manobrados e pessoas caminhando por entre eles. Esse cenário se torna muito mais propenso a acidentes.
Os estacionamentos são locais que demandam atenção quanto às medidas de segurança e prevenção de acidentes. Confira as dicas a seguir algumas medidas facéis de serem incorporadas podem deixar esse ambiente mais seguro.
1.Estabeleça limites de velocidade
A velocidade sempre é um fator de risco no trânsito, ainda mais em local de espaço reduzido e com circulação de pessoas. Incentive os usuários a dirigir em velocidades reduzidas enquanto estiverem no estacionamento. Use placas de limite de velocidade e instale lombadas e outros acessórios para evitar que os veículos ganhem velocidade.
2. Oriente e sinalize
Crie vias e interseções seguras com a sinalização correta. A informação precisa ser clara e visível, por isso, instale placas e sinalização de solo com orientações de velocidade, parada e orientação de fluxo. Revise o trajeto e veja se a orientação está adequada a novos e antigos usuários.
3.Controle o fluxo de veículos
Estacionamentos são, geralmente, locais muito agitados, cheios de motoristas com pressa. O pequeno espaço para circulação de veículos, somados ao tempo de manobra e parada, podem gerar grandes congestionamentos. Por isso, é importante criar fluxos de tráfego com cones e barricadas, organizando a circulação e agilazando a entrada e saída de carros.
4.Projete travessias seguras
Quanto mais motoristas e pedestres souberem onde deveriam ou não estar, mais fácil será manter a ordem no estacionamento. Use ferramentas de marcação de pavimentos, como estêncis personalizados e marcadores de pavimento refletivo, ou até mesmo cavaletes, cones e barreiras para delimitar áreas para circulação de pedestres.
5. Delimite as vagas
Um estacionamento lotado pode ter, eventualmente, carros parados fora das vagas delimitadas, o que dificulta o fluxo de circulação e pode causar acidentes. Utilize marcações de solo como tintas ou faixas para delimitar exatamente o espaço reservado a cada carro, bem como o espaço do estacionamento reservado às vagas, à circulação e espaços proibidos para estacionamento.