Nos últimos anos a filosofia lean vem ganhando cada vez mais presença e destaque na cultura organizacional das empresas. Na prática, seus conceitos seguem uma linha de pensamento que parece ser uma das grandes tendências da atualidade: hoje as pessoas dão cada vez mais atenção ao essencial, ao pensamento enxuto. A ideia de fazer muito tendo relativamente pouco em mãos. E a filosofia lean nada mais é do que a filosofia de manufatura enxuta.
Lean: o que é a manufatura enxuta?
Desenvolvida por Taiichi Ohno, executivo da Toyota, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, e popularizada por James P. Womack e Daniel T. Jone, a manufatura enxuta é uma filosofia operacional que busca eliminar ou minimizar drasticamente aquilo que é chamado de desperdício e perdas. E o que começou restrito a área automotiva se expandiu para além dos setores e também da área de produção. Atualmente ela pode abranger toda a extensão dos negócios.
A manufatura enxuta tem como princípio identificar e eliminar as fontes de desperdícios ao longo da cadeia de suprimentos, otimizando a produção e os negócios como um todo. E essa minimização de perdas traz todo um ganho envolvendo melhora de qualidade e produtividade, reduzindo custos e prazos e fazendo com que o negócio seja mais competitivo junto ao mercado.
Alguns dos pontos-chaves da filosofia Lean é a exigência da qualidade total imediata, a minimização do desperdício (definida como atividades que consomem recursos sem acrescentar algo em contrapartida), o processo de busca de melhoria contínua, processos “pull” (construir o que é necessário, quando necessário e na quantidade necessária) e flexibilidade.
Na prática, adotando uma sequência lógica podemos entender o processo Lean como: especificar valor, alinhar as operações que criam valor em uma sequência pensada para ser a mais adequada, realizar as tarefas dessa operação sem interrupção sempre que solicitadas e de maneira cada vez mais eficiente.
Os produtos que atuam nas tarefas de logística e gestão de armazéns são particularmente importantes para uma empresa que atue com a filosofia Lean, e a Seton disponibiliza várias soluções para este tipo de necessidade. Basta acessar o site oficial da Seton e verificar em seu catálogo quais os produtos certos para as demandas de seu empreendimento.
Basta pesquisar entre as soluções oferecidas para encontrar qual é a opção que se adeque as suas necessidades. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.