No mundo, por ano, ocorrem muitos acidentes por derramamento de óleos, seja marítimo ou terrestre. Certamente o meio ambiente natural – fauna, flora e bioma – é o mais prejudicado. Quando esses acidentes ocorrem, a empresa responsável é penalizada com multas altíssimas. Mesmo sendo elevadas, muitas pessoas consideram que não é o bastante, pois dinheiro nenhum paga uma degradação ambiental, o que a natureza faz é perfeito.
A ONU traz em suas estatísticas que os vazamentos e derrames de óleos são as principais causas de poluição na Europa. Nessas situações, após um acidente, a medida a ser tomada é a sua contenção dos líquidos através de produtos absorventes.
Um acidente ambiental pode ter diferentes dimensões, porém não deixa de ser um contaminante perigoso que pode proporcionar co-acidentes, ou seja, através dele, outros acidentes podem ocorrer como por exemplo explosões e dispersão de gases.
Independente da proporção, medidas de contenção devem ser adotadas. Algumas medidas de controle da poluição podem ser tomadas para amenizar os danos ambiental, dentre eles estão os anti-derramamento de óleo: barreiras flutuantes, skimers, dispersantes, absorventes e adsorventes de óleo e os coagulantes.
Barreiras
As barreiras podem ser flutuantes ou físicas de superfície. As flutuantes são usadas no recolhimento de óleo na superfície da água, para contenção, desvio ou absorção posterior.
Skimers
Removem o óleo sobrenadante com dispositivos mecânicos como bombas, sistemas de vácuo, cilindros rotatórios, escovas etc.
Dispersantes
São em geral detergentes ou surfactantes que ajudam na dissolução da mancha de óleo em gotas menores. Removem o óleo da superfície da água fazendo-o entrar e na coluna de água, aumentando a rapidez de degradação biológica.
Absorventes e Adsorventes
Materiais absorventes e adsorventes de óleo de diversos tipos são usados para absorver manchas de óleo em movimento.
Coagulantes/Floculantes
O floculante pode ser usado sobre manchas e derrames de petróleo, óleos vegetais ou para aderir a superfícies como paredes, areia contaminadas, rochas e outras estruturas absorvendo a mancha de óleo das superfícies através de suas propriedades tensoativas.
Biorremediação
É o termo usado para descrever uma série de processos, que podem ser usados para acelerar a biodegradação natural. Mais especificamente a bioestimulação com aplicação de nutrientes e a bio-aumentação ou semeadura com a adição de microrganismos especialmente selecionados para degradar petróleo. A biodegradação ocorre como resultado da oxidação de certos componentes do óleo por organismos como bactérias, fungos, algas unicelulares e protozoários.
Graças a tecnologia de ponta, atualmente existem diversos meios de se conter um derramamento de óleo. Dentre os principais estão os absorventes industriais e pallets para contenção de derramamentos. Em situações de acidentes a empresa pode ter a responsabilidade de realizar a compensação ambiental que nem sempre é recuperar o local afetado.