
Quem lida com segurança do trabalho sabe a importância dos métodos identificação e sinalização. Devido a isso, fitas e placas são alguns dos primeiros itens a serem providenciados em momentos de obras ou construções, especialmente em situações em que há perigo de vazamento de gás ou esgoto e choques e choques elétricos.
Quais são os principais riscos em obras subterrâneas?
Nós sabemos que obras subterrâneas apresentam riscos mais elevados do que os trabalhos realizados a céu aberto. Isso ocorre muito por conta de quatro fatores:
- Possibilidade de desmoronamento do solo
- Falta de luminosidade
- Risco de perfurar tubos com gases perigosos
- Chance de choque elétrico devido a existência de cabos de energia na região
Mas afinal, por que utilizar fitas em áreas subterrâneas?
Muito do que diz respeito a esse tipo de risco acontece em locais subterrâneos, onde há a presença de tubulações, canos e cabos cuja escavação ou manuseio indevido podem resultar em incidentes, e, em casos mais graves, acidentes com consequências inestimáveis. Em ambos os casos há grandes prejuízos. Logo, quando se trata de segurança, é importante não arriscar.
É justamente para ajudar na prevenção deste tipo de ocorrência que existem as fitas subterrâneas para sinalização e isolamento.
Ademais, também podemos contar com essa solução para evitar interrupções de serviços indispensáveis como por exemplo, a queda do sinal de internet causada pelo corte de uma fibra óptica,
Elas são produzidas em polietileno e possuem a função de informar trabalhadores sobre os locais e quais são os riscos existentes. Para facilitar a identificação e sinalização, essas fitas geralmente possuem cores chamativas e legendas claras de fácil leitura