Como escolher o absorvente industrial ideal?

Posted on by

Planejamento é uma das palavras-chaves mais usadas no âmbito profissional em todos os setores da economia. E isso se torna ainda mais importante caso a empresa desenvolva atividades nas quais precisa lidar com material de risco, pois ela deve estar preparada para lidar com possíveis eventualidades e situações de emergência.

Dentro desse contexto, uma das ocorrências mais significativas e preocupantes é de derramamento ou vazamento. Trata-se de situações que precisam de pronta-resposta para a devida contenção e limpeza. Estar de prontidão para atender essas ocorrências é fundamental para evitar prejuízos ao patrimônio, ao meio ambiente e também a colaboradores e terceiros.

SPC3Ações corretivas em caso de vazamentos ou derramamentos

A primeira indicação em caso de manipulação de produtos é sempre obedecer às instruções dos fabricantes escritas nos rótulos ou nas fichas de informação de segurança do produto (FISPIQ). Essas são chamadas as ações preventivas, porém acidentes acontecem de modo que será preciso utilizar ações corretivas. Ou seja, aquelas que devem ser tomadas após a situação de vazamento ou derramamento.

Em primeiro lugar é preciso providenciar imediatamente a contenção do produto vazado ou derramado além da devida comunicação aos superiores. É nesse ponto que começa a utilização dos absorventes específicos para a situação, de acordo com o produto e com a área de ocorrência.

Os absorventes a serem utilizados são os industriais, desenvolvidos especialmente para a contenção e limpeza de fluidos, líquidos e outras substâncias nocivas. Estes produtos estão disponíveis em três categorias:

Absorventes para óleo: Utilizado na contenção de solventes a base de óleo, tintas, óleos vegetais, produtos químicos não solúveis em água e substância não corrosivas.

Absorventes universais: Conforme implícito no próprio nome é utilizado para contenção e limpeza de solventes, óleos e fluídos à base de água. Bastante utilizado em ambientes industriais, em especial as de trânsito intenso e sob conexões e tubos.

Absorventes para produtos químicos: Estes são utilizados para contenção e limpeza de produtos químicos corrosivos (ácidos e bases, por exemplo) por não serem reagentes. A posse deste tipo de absorvente é fundamental em hospitais, laboratórios e indústrias farmacêuticas.

Esses absorventes podem ser encontrados em diferentes formatos – almofadas, mantas, tapetes, barreiras e flocos – a serem utilizadas de acordo com o local que precisa da intervenção.

Também é possível encontrar kits prontos, contendo vários formatos em um único local, unindo tudo que é necessário para a contenção do material.

Absorvente Industrial - imagemLembre-se de obedecer também às instruções presentes na embalagem dos absorventes, para evitar o desperdício do produto e fazer sua melhor utilização.

Pesquise entre as soluções oferecidas para encontrar qual é a opção que se adeque as suas necessidades. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *