Quais os cenários em que a biruta é necessária?

Posted on by

Biruta1Normalmente já estamos acostumados a ouvir a palavra ‘biruta’. É um termo que faz parte do vocabulário de muitos de nós, como gíria utilizada como uma referência a pessoas loucas ou sem juízo. Porém, para outra categoria a palavra surge tendo um significado completamente diferente já que a biruta é um importante instrumento, sobretudo para indústria aeronáutica e para assuntos que digam respeito à segurança.

Se você faz parte do grupo onde a palavra biruta está além de um adjetivo que remente a adoidado, descubra para que elas servem e quais as normas associadas ao seu uso.

O que é a biruta?

A biruta sinalização é um instrumento utilizado em aeroportos, heliportos e aeródromos em geral e serve para mostrar o sentido do vento para orientar pilotos durante decolagem e aterrissagem de suas respectivas aeronaves. Do mesmo modo, ela também serve para orientar controladores de tráfego aéreo e meteorologistas.

Fora do setor aeronáutico, a biruta é muito utilizada na área de segurança e prevenção. Ela auxilia as brigadas de incêndio e equipes de contenção de danos ao indicar a direção do vento, pois mostra o sentido da propagação do fogo, ajudar no traçado e delimitação de áreas afetadas por acidentes com produtos químicos, amenizando riscos e ganhando agilidade para a tomada de decisões.

Como funciona uma biruta?

O instrumento é formado por um cone com duas aberturas. A abertura maior é quem recebe o vento e direciona da biruta, que indicará a direção do vento. A biruta é confeccionada em material maleável e resistente à corrosão e obviamente a força do vento. Acoplada a um anel de metal com capacidade de rotação de 360º graus, a armação do dispositivo é articulada e a sua montagem é descomplicada e não requer ferramentas específicas.

O uso de material maleável para a confecção do cone é atributo essencial para a precisão, assim como a resistência é uma necessidade devido à exposição constante que o dispositivo sofre, já que ele deve suportar a força dos ventos em quaisquer condições climáticas.

As birutas são fabricadas várias versões: simples ou com iluminação interna, vários tamanhos, alturas, cores e demais itens relativos ao mecanismo, os quais seguem a norma regulamentadora – NBR 1267 – Indicador Visual de Condição do Vento de Superfície em Aeródromos ou Helipontos.

Birutas na Seton

A Seton oferece birutas em seu portfólio de produtos. Acesse o site biruta2http://www.seton.com.br/seguranca-industrial/birutas.html para ver os modelos disponíveis ou mesmo consultar o catálogo em edição virtual ou física.

Oferece também várias soluções para adequação as Normas de Segurança.
É possível consultar pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *