Qual a importância do layout de armazém?

Qual a importância do layout de armazém?

A boa distribuição dos recursos humanos e produtivos traz benefícios diretos à companhia como: aumento da produtividade, da eficiência do setor e a redução de custos.

Um armazém eficiente, com espaços bem distribuídos e produtos posicionados estrategicamente, é um fator que impacta significativamente nos resultados de uma organização. Por isso, desenvolver e implementar um bom layout para seu armazém é, além de tudo, uma estratégia para um processo produtivo eficiente.

Podemos entender o layout como uma forma eficiente de distribuir máquinas, equipamentos e pessoas pelo espaço. Neste post, conheça a importância do layout de armazém e o que considerar ao projetar um.

Na prática, qual a importância do layout para um armazém?

A boa distribuição dos recursos humanos e produtivos traz benefícios diretos à companhia como: aumento da produtividade, da eficiência do setor e a redução de custos. E ainda, ganhos específicos às áreas de logística como redução da movimentação da mercadoria e estocagem inteligente.

Pode-se dividir a estratégia de um layout em duas frentes: quanto à organização geral e quanto ao produto:

Organização

  • Limpeza

Espaços bem divididos e organizados contribuem para a limpeza geral do local e melhora significativamente a circulação nos corredores. Além disso, o layout pode reservar e delimitar um espaço para descarte, assim, evita-se que materiais sejam deixados pelo caminho, ou que os locais em que são montadas ou desmontadas embalagens fiquem longe do local de descarte.

  • Movimentação

A movimentação dos produtos que um armazém pode ser de três formas: horizontal – executada por um trabalhador -, vertical – feita por empilhadeiras -, ou ainda, automatizada – com equipamentos controlados por controle remoto.

Pensar em um layout estratégico facilita e reduz as movimentações dos itens, além de diminuir o tempo gasto na movimentação e operação.

  • Estoque Inteligente

É papel do layout definir o espaço de armazenagem de cada produto para otimizar o espaço. Grandes armazéns demandam altos custos de manutenção, por isso, é preciso aproveitar cada espaço. Má organização, nesse caso, significa recursos desperdiçados.

Produtos com grande saída e pouco tempo de estoque não precisam de um espaço reservado exclusivamente a eles, pode-se, no entanto, criar um estoque compartilhado para produtos de alta rotatividade.

  • Endereçamento logístico

Identificar e coletar rapidamente os itens para despacho é crucial ao setor logístico. Por isso, a equipe deve conseguir executar essa tarefa sem dificuldades, mas como?

Inclua no seu projeto de layout a identificação dos corredores logísticos com diferentes cores, letras e números e garanta que os colaboradores saibam identificar o que representam sem esforço.

  • Treinamento

Não basta criar um layout eficiente e não treinar a equipe para utilizá-lo, deve-se trabalhar em conjunto. Explique a importância do layout, para que e como foi desenvolvido e deixe claro que o objetivo é simplificar o trabalho.

Para aproveitar o layout em sua excelência, forneça treinamento do processo de picking e de gerenciamento do armazém, dessa forma, os colaboradores saberão exatamente como executar o trabalho de forma correta e eficiente.

O que considerar no projeto de layout?

Para criar um layout eficiente, cabe avaliar as características do produto quanto ao:

  • Giro

Reunir produtos que costumam ser expedidos juntos em posições próximas no estoque e posicionar os de maior demanda perto da saída, contribuem significativamente para a eficiência logística, reduzindo a possibilidade de avarias e deixando a expedição mais rápida.

  • Tamanho

Agrupar produtos com características semelhantes também é uma forma inteligente de gerir melhor o espaço. Reserve espaços para produtos semelhantes em tamanho, vazão e demanda.

Itens frágeis devem ficar mais próximos à expedição, os com maior saída, na altura dos ombros, já os perigosos ou com baixa saída, podem ficar em lugares com baixa circulação de pessoas e mais afastados da saída.

Por fim, contrate um profissional como um arquiteto ou um engenheiro para auxiliá-lo no desenvolvimento do projeto.

Quer saber mais dicas sobre segurança e eficiência industrial? Então siga-nos nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.