Você sabia que existem tapetes e estrados ergonômicos para as pessoas que trabalham por muito tempo em pé? Os tapetes ergonômicos reduzem o impacto nas articulações e podem ser utilizados nos lugares em que é necessário trabalhar em pé. Ele serve como uma barreira macia entre o piso duro e os pés, reduzindo o impacto nas articulações.
Os tapetes e estrados são concebidos para atingir o equilíbrio ideal entre a compressão e a resistência, permitindo um estímulo adequado aos músculos, sem sobrecarregá-los. Normalmente são feitos em vinil, e tem a base de espuma não absorvente. Geralmente são na cor preta, com bordas chanfradas amarelas para melhor visualização e segurança.
Os tapetes e estrados ergonômicos aderem a diferentes superfícies. São produzidos em materiais resistentes e com tecnologia que permite isolamento térmico, elétrico e acústico com boa absorção de impactos e vibrações. É também impermeável e antiderrapante.
Os estrados e tapetes anti-fadiga, como também conhecidos, são projetados para combater o desconforto causado pelo tempo prolongado em pé, que sobrecarrega as articulações, a coluna e os pés. No caso de profissionais de linha de produção, cozinheiros, cabeleireiros, vendedores e outros profissionais que passam o dia (ou a maior parte dele) em pé.
Ele pode ser instalado em frente a máquinas, nas estações ou células de trabalho, nas linhas de montagem, setores de embalagem e expedição, balcão de atendimento, centro cirúrgico e salas de aula.
Entre as vantagens do uso do tapete ergonômico, podemos listar:
– estimula a circulação sanguínea;
– previne cãibras,
– reduz a fadiga;
– diminui os riscos e o número de acidentes;
– aumenta a segurança;
– melhora o ambiente de trabalho;
– diminui a taxa de ausência por doença;
– favorece o aumento da produtividade;
– aumenta a atenção dos funcionários que não se concentra no desconforto causado pela posição.
Hoje várias empresas buscam a melhoria da qualidade do trabalho dos empregados e estabelecem uma série de programas como forma de incentivar a saúde do trabalhador. Se por um lado, o uso da ergonomia pode sugerir maior gasto, por outro representa uma economia para a empresa com a diminuição de licenças médicas e, como consequência, a melhoria da saúde do trabalhador e um maior ganho para a imagem da empresa. Quando você oferece esses cuidados a ele, mostra indiretamente que se preocupa com sua saúde e com ele.
Confira os modelos de Tapetes e Estrados Ergonômicos disponíveis dentro da categoria de Proteção e Ergonomia no site da Seton.