Existem diversos cuidados que precisamos ter na realização de tarefas dentro de uma linha de produção. A segurança de todos os envolvidos é um dos fatores que devem estar sempre em questão quando um serviço é realizado dentro ou fora da empresa.
O momento de carga e descarga pode envolver alguns riscos, principalmente por conta do peso da carga, da maneira como ela está embalada e das condições do local. Para todos os possíveis incidentes, em vez de remediá-los, o melhor é sempre buscar modos de evitá-los.
Onde usar fita antiderrapante
A fita antiderrapante deve ser utilizada sobre qualquer superfície que não ofereça aderência o suficiente, gerando riscos para quem passe pelo local, independentemente do tipo de calçado usado pelos funcionários. Solos com desníveis, como rampas e escadas, são os lugares mais indicados para instalar o equipamento, já que quaisquer quedas nestes locais são mais propensas a ocasionar ferimentos.
Há modelos que podem ser utilizados tanto em ambientes externos quanto internos, além de fitas com cores diferentes para salientar, por exemplo, a existência de um degrau. Deste modo, além de garantir a segurança contra quedas, elas servem também como uma maneira de sinalizar desníveis.
Riscos na carga e descarga
Diversos problemas podem acontecer durante a carga e a descarga de produtos. O mais comum é a queda de embalagens, que pode machucar os responsáveis pelo serviço, além de causar danos às peças transportadas – danos irreversíveis se elas forem frágeis, como o vidro.
Evitar que acidentes como estes aconteçam na sua empresa, além de garantir a segurança de seus funcionários e de outras pessoas que circulem pelo local, é também fazer economia, pois dessa forma você estará assegurando a integridade das peças transportadas.