A Norma Brasileira 5410 é aquela que fixa as condições mínimas que as instalações elétricas de baixa tensão devem seguir para garantir seu bom funcionamento, prezando pela segurança de pessoas e animais bem como a conservação dos bens patrimoniais.
Com a primeira versão publicada em 1941 e última modificação realizada em 2008, ela se aplica principalmente às instalações elétricas de edificações de qualquer uso, bem como aquelas de áreas externas às propriedades, sendo válidas também para reboques e locais de acampamento, marinas e instalações semelhantes, assim como canteiro de obras, exposições e instalações temporárias. Ou seja, ela atua como a regra fundamental que faz com que as outras – decorrentes de outros produtos e sistemas – gravitem ao seu redor.
Seus princípios fundamentais dizem respeito à segurança. São eles:
● Pessoas e animais devem ser protegidos contra choques elétricos, seja por riscos associados a contatos acidentais ou falhas que possam colocar algo acidentalmente sobtensão.
● A instalação deve ser planejada e construída de forma a evitar riscos de incêndios de materiais inflamáveis seja por temperaturas elevadas ou arcos elétricos assim como, em serviço comum, não deve haver riscos de queimaduras para pessoas e animais.
● Pessoas, animais e bens materiais devem ser protegidos contra efeitos negativos de temperaturas ou solicitações eletromecânicas excessivas resultantes de sobrecorrentes aos quais condutores vivos possam ser submetidos.
● Condutores que não forem condutores vivos, assim com outras partes destinadas a escoar correntes, devem ter capacidade de suportar tais correntes sem atingir temperaturas consideradas excessivas.
● Pessoas, animais e bens materiais devem estar protegidos contra consequências de ocorrências que possam resultar em sobre tensões.
● Os equipamentos destinados a situações de emergência devem ter seu funcionamento assegurado a tempo e pelo tempo considerado necessário.
● Os dispositivos de desligamento de emergência devem ser facilmente identificáveis e rapidamente manobráveis para atender casos de situações de perigo.
● A alimentação da energia elétrica, circuitos e equipamento deve ter possibilidade de seccionamento para manutenção, verificação e localização de defeitos e reparos.
● O sistema elétrico deve ser concebido e construído livre de influências mútuas e prejudiciais entre instalações elétricas e não elétricas.
● Os componentes da instalação elétrica devem estar dispostos de forma a ter espaço suficiente para instalação inicial, substituições posteriores e também para operações de manutenção, verificação e reparos posteriores.
● A seleção de componentes deve levar em conta os efeitos indesejáveis que ele possa apresentar enquanto está em serviço normal sobre outros componentes ou na rede de alimentação.
A SETON disponibiliza diversos produtos para garantir a segurança e a conformidade de suas instalações elétricas seguindo a NBR 5410. Conheça todas os produtos e sua variações oferecidos.
Você pode acessar o catálogo virtual e a compra pode ser feita pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202.
Outras dúvidas e solicitações também podem ser feitas através do e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online disponível no site. Todos os serviços funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h.
1 Comentário
Olá gostei dos artigos como é do meu interesse até guardei sua pagina em favoritos para ler os novos depois, esse
assunto é do meu interesse para aumentar meu conhecimento, valeu um abraço.
Rafael Silva