Segurança do trabalho é um assunto que cada vez mais vem ganhando atenção em vários setores, e sua importância aumenta gradativamente de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa.
Há ambientes nos quais as atividades a serem desenvolvidas exigem mais atenção por envolverem maiores riscos e, portanto, requerem mais providências de sinalização.
Para preencher este tipo de necessidade existem vários tipos de placas, porém esse excesso pode causar dúvidas a respeito de onde e quando devem ser utilizadas. Para deixar as dúvidas de lado, confira agora onde deve ser utilizada cada uma delas:
Placas de aviso
As placas de aviso são aquelas que reforçam regras de segurança existentes no local e também procedimentos que estejam relacionados à segurança pessoal ou patrimonial. Além do texto elas podem conter símbolos gráficos, o que ajuda na compreensão da mensagem. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente.
Placas de atenção
As placas de atenção servem para deixar as pessoas alertas a uma determinada situação. Podem ser encontradas nas formas de NR-18 (em locais nos quais é preciso ter atenção redobrada e informando sobre condutas, isolamento de áreas, EPIs e procedimentos) e NR-26 (que apresentam segmentos de uso mais amplo, podendo ser utilizadas em condomínios, laboratórios e indústrias, alertando sobre procedimentos e regras)
Assim como as placas de aviso, elas podem conter símbolos gráficos além das mensagens de texto.
Placas de perigo
As placas de perigo são utilizadas nos locais nos quais é possível ocorrer riscos de ferimentos graves ou de perigo a vida.
Placas de cuidado
Placas de cuidado são utilizadas para informar sobre momentos nos quais colaboradores e transeuntes correm riscos de sofrer ferimentos médios ou moderados.
Esse tipo de placa também pode conter símbolos gráficos em complemento ao aviso em texto.
Placas Fotoluminescentes
As placas fotoluminescentes são utilizadas para indicar rotas de fuga para casos de saída emergencial e também informar sobre localização de equipamentos de combate a incêndio. Isso porque esse tipo de placa se destaca no escuro, permitindo que as pessoas possam se situar no local em caso de queda de energia.
Elas podem estar presentes para indicação de saídas, escadas e botões de emergência, extintores, pisos e andares.
Conheça as opções oferecidas na SETON – PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.