O equipamento de proteção individual (EPI) garante a proteção de todas as pessoas envolvidas em processos de fabricação, armazenamento e manipulação de materiais em locais onde uma ou mais pessoas realizam tarefas simultaneamente, podendo interferir nas atividades dos outros funcionários, como empresas, obras de construção, hospitais e muitos outros ambientes. Ou seja, o equipamento utilizado para proteger cada profissional pode mudar de uma profissão para outra de acordo com os riscos a que ele se submete, mas ele sempre fará parte da vida de todos os colaboradores e empregadores que se preocupam em oferecer uma boa qualidade de vida ao seu funcionário, mesmo quando o equipamento não é considerado de uso obrigatório.
Veja alguns dos EPIs (como os equipamentos de proteção individual também são chamados) mais comuns e quais são as suas funções.
Olhos e rosto
Óculos: evita o contato de partículas, exposição à radiação, respingos de produtos químicos e luz intensa.
Cabeça
Capacete: protege contra choques elétricos, impactos fortes e incêndios.
Capuz: protege a região do crânio contra resíduos químicos, principalmente.
Pele
Luvas: protegem as mãos e parte dos braços durante o manuseio de materiais.
Ouvido
Protetor auricular: evita que o barulho de máquinas ou procedimentos atrapalhe o funcionário ou cause danos na audição.
Vias nasais
Máscaras de proteção respiratória: evita que o trabalhador ou visitante inale vapores, gases, poeiras e outras partículas.
É extremamente importante saber qual é o EPI ideal para a situação da sua empresa, garantindo que todos os trabalhadores e visitantes tenham a segurança necessária para realizar todas e quaisquer tarefas.
A SETON oferece várias soluções em Proteção Individual. É possível fazer a consulta pelo Catálogo Virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.
1 Comentário
A importância do epi e sua aplicação correta na atividade laboral é um tema muito relevante para ser tratado.