Segurança é fundamental para quem trabalha com transportes de cargas que representam riscos à saúde das pessoas ou do meio ambiente. Seguir rígidos padrões de segurança é o segredo para preservar funcionários e terceiros de acidentes com materiais perigosos.
Se enquadram nessa categoria de produtos de risco líquidos e sólidos inflamáveis, cargas explosivas, gases tóxicos e inflamáveis, oxidantes, produtos corrosivos e materiais radioativos.
Manusear e transportar materiais de risco são atividades que devem seguir as normas regulamentadoras de segurança do trabalho no Brasil. Essas dizem respeito desde a etiquetagem correta para identificação de produtos de risco até os processos de acondicionamento e empacotamento desses elementos.
Outra medida de segurança indispensável no transporte de cargas perigosas é o uso de recipientes para mover combustíveis com sistema de travamento e, o mais importante, sistemas corta-chamas para reduzir riscos de incêndios e explosões.
Os recipientes para produtos de risco, como os inflamáveis, por exemplo, devem atender as exigências dos órgãos fiscalizadores do trabalho e também do meio ambiente para garantir a eficácia no transporte seguro de cargas perigosas, evitando assim vazamentos e desperdício por derramamentos e vapores tóxicos.
Quanto aos acessórios para assegurar o transporte correto de materiais tóxicos e inflamáveis, existem diversos itens no mercado que ajudam a prevenir acidentes e preservar vidas.
Caminhões que trabalham com movimentação de cargas perigosas devem sempre conter kits de comunicação visual para alertar sobre as atividades de risco.
Placas de simbologia de risco chamando a atenção de pedestres para perigos, cones e faixas de isolamento ajudam a manter o ambiente de trabalho seguro e a evitar riscos envolvendo funcionários e terceiros. É obrigatório estar bem preparado para atuar com carga e descarga de materiais perigosos como combustíveis e produtos químicos.
Mantas absorventes e calços para caminhões para garantir a estabilidade dos automóveis que transportam materiais perigosos, são algumas das exigências das normas regulamentadoras de segurança para o transporte de produtos de risco.
Os equipamentos de proteção individual, os EPI, devem também ser utilizados por funcionários de empresas que atuam no transporte de cargas perigosas para evitar acidentes ou reduzir danos por vazamentos e outros incidentes.
Fique sempre atento às normas regulamentadoras para oferecer ambientes de trabalho seguros e que motivem os funcionários. É de suma importância levar em consideração que a produtividade na sua empresa depende do bem-estar físico e psíquico dos trabalhadores.
Oferecer treinamentos, palestras e estar sempre de acordo com as leis de segurança do trabalho contribuem para a economia e também para a sociedade.
A SETON oferece várias soluções em Transporte de Cargas Perigosas em seu catálogo de produtos, É possível fazer a consulta pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br.
1 Comentário
Muito esclarecedor seu artigo, as etiquetas de transporte de carga perigosa são muito importantes para identificação e alerta sobre o correto manuseio destes produtos.
Abrs,
Alexandre.