Oferecer segurança é fundamental para o cotidiano de qualquer empresa. A questão acaba sendo ainda mais importante se ela opera com cargas e produtos potencialmente perigosas ou em ambientes que proporcionam maiores riscos à integridade de colaboradores e público em geral.
Casos nos quais seguir os procedimentos corretos e utilizando os equipamentos adequados é tão importante quanto manter kits emergenciais para conter os estragos em caso de problemas.
Dentro desta área, um dos assuntos que mais despertam interesse e atenção é o transporte de produtos perigosos e inflamáveis, que é fundamental para o funcionamento de diversos setores e empreendimentos em cadeia. Trata-se de uma atividade a ser desenvolvida com cuidado tendo em vista os riscos inerentes ao manuseio deste tipo de carga, seja patrimonial, ambiental ou a vida humana.
Por que usar recipiente de transporte de produtos inflamáveis?
Quando nos referimos a uma operação de manipulação e transporte de material de alto risco, estamos nos referindo a matérias que possam causar danos sérios e até irreparáveis para os profissionais envolvidos, a comunidade próxima ou até mesmo o meio ambiente.
Existe uma classificação e definição das classes de produtos perigosos feitos com base nas recomendações feitas pela ONU (Organização das Nações Unidas) – Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, sétima edição revista, 1991.
A classificação se divide em três grupos de embalagens para conter e transportar esse tipo de material: Embalagem I para alto risco, Embalagem II para risco médio e Embalagem III para risco baixo. As classes são organizadas por tipos de produtos, subdivididos em nove classes, as quais serão resumidas a título de entendimento, pois são apenas subdivisões das classes. São elas: ácidos, inflamáveis, corrosivos, gases, substâncias oxidantes, tóxicos/venenos, materiais radioativos.
Erros durante esse processo podem causar prejuízos financeiros, ferimentos graves e até mortes, portanto todo cuidado é fundamental para que não haja problemas durante o desempenho das tarefas que exigem esse tipo de cuidado.
Os recipientes de transporte de produtos perigosos são a forma mais correta para esse tipo de tarefa, já que são desenvolvidos pensando na segurança e na durabilidade do equipamento em si. Em geral, são projetados para evitar desperdícios no momento das transferências, uso e descartes do material, reduzir a incidência de liberação de vapores nocivos, evitar corrosão ou contaminação e também para ter maior durabilidade de uso, como possíveis desgastes ou escurecimento do container, tendo em visto a natureza do produto a ser armazenado.
A SETON conta com diversos recipientes para o transporte, transferência e manuseio de produtos perigosos e inflamáveis em seu catálogo, todos eles, atendendo as normas ambientais com diversas variações nos tamanhos e especificidades como: dispositivos anti-chamas e explosão, travamento de segurança, fechamento automático, extensões flexíveis espaço para encharcar ou umedecer panos e coletores. Basta acessar o site da Seton e verificar quais os produtos com maior potencial para atender as suas necessidades.
Basta pesquisar entre as soluções oferecidas para encontrar qual é a opção que se adeque as suas necessidades. É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.
1 Comentário
Boa iniciativa, belo trabalho!