Nos últimos anos a ergonomia é um assunto que vem ganhando muito peso e importância quando o assunto é bem estar no trabalho, especialmente em tempos nos quais a tecnologia ganhou importância vital para o andamento da maioria das tarefas.
Você sabe o que é ergonomia? Então saiba mais sobre assunto:
O que é ergonomia?
Para quem não sabe, trata-se do conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho e a interação dos seres humanos com máquinas. Seu objetivo é desenvolver técnicas que possam proporcionar aos homens maneiras seguras de desempenhar essa interação de maneira a visar segurança e bem estar e tendo como consequência direta o aumento de produtividade. Ou seja: ela faz com que o ambiente de trabalho e a tarefa se adapte ao trabalhador.
Em suma, ergonomia trabalha para garantir prevenção de acidentes de trabalho, sugerindo a criação de locais adequados para realização da tarefa em questão assim como ajuda a determinar tempos e critérios a respeito de rendimento dos funcionários e das tarefas a serem executadas.
A área está dividida em três grupos: a ergonomia física lida com as reações do corpo humano à carga física e psicológica gerada pelo trabalho desempenhado (altura de mesas, cadeiras acessórios); a ergonomia cognitiva lida essencialmente com os processos mentais (atenção, cognição, recuperação da memória) na lida com a máquina; e ergonomia organizacional, que tem como área de atuação a estrutura organizacional do local.
O que a ergonomia pode fazer por sua empresa?
A aplicação da ergonomia nas empresas pode ser feita em diversos setores. Em todos eles é possível proporcionar melhorias nas condições de saúde e segurança do trabalhador, obtendo resultados positivos quanto à eficiência e produtividade. Na prática, os procedimentos podem influenciar na diminuição de casos de problemas osteomusculares por parte dos funcionários, além de proporcionar mais disposição e satisfação no desempenho de suas funções.
Hoje, muito da ergonomia é discutida quando o assunto é a interação do funcionário com o computador e também quando a tarefa a ser desempenhada exige esforço braçal. Normalmente são atividades suscetíveis a acidentes e ausências para tratamentos médicos por lesões. Para evitar isso, é interessante disponibilizar aos colaboradores dicas simples e painéis de ergonômicas, que sirvam como lembretes e possam assim serem seguidas.
Desse modo será possível informar e oferecer orientações claras e simples. Trata-se de um bom incentivo para ajudar a prevenir lesões em decorrência de erros de postura ou esforço repetitivo. Esses painéis devem conter ilustrações fáceis e texto legível para a livre consulta dos interessados.
Vale lembrar que não é preciso fazer o painel por si só: é possível comprá-lo pronto como é o caso de alguns painéis com dicas de ergonomia oferecidos pela Seton. Os produtos apresentam dicas de maneira simples e prática para postura correta ao levantar e carregar materiais, orientações de postura para o uso do computador e também em outras tarefas. Todos com informações claras e desenhos simples para proporcionar a melhor aquisição de conhecimento por parte dos colaboradores.
Para mais informações acesse o site ou consulte nosso catálogo virtual.