A NR10 tem a finalidade de proteger a vida dos trabalhadores que atuam com serviços e instalações elétricas, através de leis que oferecem diretrizes para redução e prevenção de acidentes nas empresas.
As recomendações da NR10 exigem que profissionais especializados em Segurança do Trabalho e com formação na área de eletricidade orientem equipes técnicas e analisem todos os pedidos de bloqueio para evitar riscos de erros durante as execuções de tarefas rotineiras. Cabe a esses profissionais avaliar riscos, criar soluções para ambientes hostis e fazer a manutenção dos equipamentos e espaços com eletricidade.
Para auxiliar no trabalho dos engenheiros, mecânicos e outros funcionários alguns produtos podem ser eficientes para impedir acidentes envolvendo acionamento indevido de máquinas e fontes de energia.
As recomendações da NR10 incluem que os dispositivos de bloqueio são obrigatórios para que todas as chaves e válvulas que desligam as fontes de energia de um local fiquem intactas e não possam ser acionadas nem acidentalmente ou até criminalmente, protegendo assim a vida de terceiros e o patrimônio das indústrias.
Os cadeados também fazem parte das medidas de bloqueio e travamento de máquinas e equipamentos e devem ser utilizados de maneira clara e de acordo com as padronizações da Norma Reguladora 10.
A sinalização tem um papel importante para alertar os funcionários das empresas sobre os riscos e os procedimentos eu devem ou não ser realizados.
São diversos os itens para seguir à risca as recomendações da NR 10 e como os investimentos em segurança do trabalho são bastante altos. Confira na Seton a maneira de economizar comprando diversos produtos de qualidade e que podem prevenir diversos acidentes contra a vida de trabalhadores e terceiros de uma só vez.
A SETON oferece várias soluções em Bloqueio e Travamento em seu catálogo de produtos, É possível fazer a consulta pelo catálogo virtual, pelo site www.seton.com.br ou pelo Televendas: (11) 4166-1202, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00.
Dúvidas e solicitações podem ser feitas através de e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor SETON – informacoes@seton.com.br ou pelo Chat Online, que tem um horário diferenciado dos outros serviços – 9h00 às 18h00.