Veja os padrões da NR-26
Seja para placas de sinalização, fitas de demarcação ou outros tipos de avisos que fazem parte de empresas e fábricas, a escolha de cores é essencial para garantir destaque nas informações.
Muito além da questão estética, a escolha da cor ajuda a identificar mais rapidamente sobre o que se trata um determinado aviso. Inclusive, existe um padrão normativo exposto na NR-26, que define as principais funcionalidades para cada cor.
Se você quer saber qual é a cor certa para a sinalização que vai implementar no seu ambiente de trabalho, confira a lista a seguir:
- Vermelho: é a cor ideal para para indicar equipamentos de proteção e combate a incêndio (caixa de alarme, hidrante, bomba de incêndio, sirene, extintores etc). O vermelho também é usado para advertência de perigo em luzes que indicam algum tipo de obstrução temporária como em tapumes de construções ou bloqueios de parada de máquinas, por exemplo.
- Amarelo: com mais visibilidade que o vermelho, o amarelo é usado para indicar “Cuidado!” e destaca a atenção em locais de risco, como escadas, pisos escorregadios, meios-fios, e plataformas de embarque. A cor também é utilizada em equipamentos que se deslocam, como tratores, empilhadeiras e reboques.
O amarelo está em fundos de letreiros de advertência e cavalete e pilastras. Listras pretas e quadrados pretos são usados junto ao amarelo quando há a necessidade de melhorar ainda mais a visibilidade da sinalização.
- Branco: comum na sinalização de circulação e direção em passarelas e corredores por meio de faixas, está presente também em coletores de resíduos, áreas em torno dos equipamentos de socorro, de combate a incêndio ou outros equipamentos de emergência. Também está presente em áreas destinadas à armazenagem e zonas de segurança.
- Preto: o preto é empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade como óleo combustível, por exemplo. A cor preta pode ser usada em substituição ao fundo branco ou combinada a ele em casos especiais.
- Verde: já o verde é a cor da segurança e deve ser utilizado para canalizações de água, como fitas subterrâneas de tubulação, por exemplo. Também é comum em caixas de equipamento de socorro de urgência, localização de EPI, chuveiros de emergência, macas e lava-olhos.
- Laranja: é uma das cores mais chamativas e deve ser utilizada em canalizações contendo ácidos, partes móveis de máquinas, partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas, faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos, faces externas de polias e engrenagens, botões de arranque de segurança, dispositivos de corte, borda de serras e prensas.
- Púrpura: usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares, a cor está presente em portas que dão acesso a locais de manipulação de materiais radioativos ou contaminados pela radioatividade.
- Cinza: o tom mais claro de cinza claro é usado para identificar canalizações em vácuo, já o tom mais escuro é usado para identificar eletrodutos.
- Alumínio: essa cor deverá ser utilizada em canalizações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade.
Vale destacar que o uso de cores para sinalizações precisa ser o mais reduzido possível, evitando muitas cores em uma sinalização, a fim de não distrair ou confundir os trabalhadores.
Preciso de equipamentos para sinalização e segurança!
Se você procura fitas coloridas de demarcação, placas, adesivos ou outros tipos de sinalização, veja os nossos produtos no site www.seton.com.br. A Seton tem tudo o que você precisa de maneira fácil e prática!
Você também pode entrar em contato com o nosso time de vendas pelo e-mail vendas@seton.com.br ou pelo telefone (11) 4166-1202.