Uma maneira de regulamentar e institucionalizar a necessidade de sinalização, para aumento da segurança do trabalho, foi através da criação da Norma Regulamentadora de Sinalização de Segurança, também conhecida como NR 26. Nela estão descritas as principais regras para sinalizar as principais informações dentro de uma empresa, visando a proteção de toda a equipe.
A Importância da NR-26
A Norma Regulamentadora exige que todas as empresas adequem-se aos padrões e ofereçam mais proteção aos seus funcionários. Além disso, ela informa como devem ser feitas as sinalizações para evitar erros de interpretação de placas de sinalização de segurança. Isso permite a criação de um padrão na maneira em que a informação é transmitida aos colaboradores e clientes.
Por exemplo, as placas de simbologia de risco alertam funcionários sobre o conteúdo armazenado nas embalagens e contêineres, prevenindo, assim, acidentes causados por falta de informação. Dessa maneira, a sinalização de segurança permite, de forma eficiente, evitar problemas e grandes danos.
Qual o Objetivo da NR-26?
A Norma Regulamentadora em questão instrui para que sejam utilizadas cores para indicar possíveis situações de risco à saúde de um profissional. Dessa maneira, ela exigem que produtos químicos perigosos devem ser identificados de acordo com suas características físico-químicas ou toxicológicas.
O que Significam as Cores?
Você sabe o que cada uma das cores indica? Não? Fique tranquilo que nós vamos explicar:
- Vermelho: pode ser utilizado para indicar equipamentos de combate a incêndio. Essa cor também pode ser usada para indicar uma parada obrigatória ou em botões para paradas de emergência;
- Amarelo: se você precisa indicar “Cuidado”, o amarelo é a cor! Ela, geralmente, é utilizada para equipamentos de transporte (empilhadeiras, tratores e etc), portas de elevadores e pisos;
- Laranja: para situações de “Perigo” use o laranja. É comum encontrar essa cor em locais elétricos, partes perigosas de máquinas e equipamentos e etc.
- Branco: use essa cor para demonstrar locais de passagem como corredores, passarelas e setas de sentido de circulação;
- Azul: o azul é a cor ideal para demonstrar uma ação obrigatória, como no caso da utilização de um EPI ou indicar que um equipamento não deve ser ligado;
- Verde: se você precisa indicar que algum local é seguro, o verde é a cor. Geralmente é utilizado próximo a equipamentos de primeiros socorros, delimitações de áreas seguras, sinalização de portas de entrada e salas para atendimento de urgência.
1 Comentário
Excelente dica! parabéns!