Não é difícil vermos notícias que falam sobre acidentes de trabalho envolvendo atividades em instalações elétricas. Esses serviços são considerados de alto risco, pois qualquer acidente relacionado à execução dessa tarefa pode ser fatal.
O Que É a RN-10?
Para minimizar o risco associado a esse tipo de intervenção, existem normas a serem seguidas. Uma delas é a NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – que em sua segunda revisão, publicada em 2004, estabeleceu requisitos e condições mínimas de trabalho, abordando desde medidas de controle, individual e coletiva, habilitação e treinamento de profissionais até as ações de emergência.
Tal Norma é aplicável “às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades”. Sendo assim, até aqueles serviços elétricos costumeiramente realizados dentro da indústria devem aplicar e obedecer às diretrizes da referida norma.
Quem Pode Trabalhar nas Instalações Elétricas?
Nesse ponto vale ressaltar que não é qualquer pessoa que pode acessar e trabalhar em instalações elétricas. Assim, somente funcionários autorizados possuem essa permissão. Ademais, para adquiri-la devem passar por treinamentos específicos e obrigatórios, com grade curricular estabelecida pela norma, bem como passar pelos exames compatíveis com a atividade desenvolvida. Mais informações podem ser verificadas no item 10.8 da norma.
Falando Mais Sobre Bloqueio e Travamento
No item 10.10 identificamos, dentre outros, a obrigatoriedade do bloqueio, travamento e sinalização de dispositivos, também conhecido através do termo LOCKOUT E TAGOUT. A sinalização e o bloqueio são mecanismos de aplicação fundamental para evitar acidentes elétricos de trabalho.
Essas soluções permitem a segurança de todos os funcionários, direta ou indiretamente envolvidos. Existem diferentes tipos de bloqueios elétricos para disjuntores e fontes de energia que são responsáveis por evitar o acionamento indevido de fontes de eletricidade.
O Que a Norma Fala a Respeito da Sinalização de Segurança?
Não é novidade que a sinalização é um dos pontos mais importantes para garantir a segurança dos colaboradores em uma instalação elétrica. Por isso, é muito importante que em seu local de trabalho você garanta que saídas de emergência e rotas de fuga estejam bem identificadas.
Lembre-se também de que é relevante indicar quais ações devem ser tomadas em situações emergenciais como incêndios ou acidentes graves. Por último, é importante recordar que a sinalização deve alertar seus colaboradores e clientes sobre situações perigosas e de risco devido a equipamentos. Uma boa forma de solucionar essas questões é a través da utilização das placas de sinalização de segurança do trabalho e placas de sinalização fotoluminescentes.